No dia em que se comemora o aniversário da proclamação da Declaração dos Direitos da Criança, pela Resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas n.º 1386 (XIV), de 20 de Novembro de 1959, convidamos David A. Carter para uma conversa com José Alberto Rodrigues sobre o universo dos livros pop-up.
Neste encontro vamos apresentar novas datas de submissão dos trabalhos ao concurso nacional “Direitos da Criança em Cidadania e Igualdade: os Direitos da Criança em Pop-Up”.
Todos os participantes terão oportunidade de colocar as suas questões ao David Carter, seja pessoalmente ou através da equipa da Arte Central.

Neste webinar, José Alberto Rodrigues dará o “pontapé de saída” para a sessão ao explicar como nasceu e cresceu esta paixão e os livros que tem na sua coleção, acompanhada com aquilo que é a explicação dos princípios e trabalho que desenvolve no Up Up Pop-Up.
Posteriormente, daremos todo o palco e a grande parte do tempo para a intervenção de David A. Carter que nos explicará como também para ela nasceu a paixão pela engenharia do papel e pelos livros Pop-Up, falando dos seus livros e do processo de criação e construção dos mesmos, desde a ideia, passando pelos esboços, maquetas iniciais, outros estudos, até mesmo ao processo final. David A. Carter dará o seu testemunho, na primeira pessoa, sobre o seu universo mágico e encantado que também partilha connosco com a publicação dos seus livros.

BIOGRAFIA
DAVID A. CARTER

Nasci em 4 de março de 1957, filho de Lavon e Craig Carter no L.D.S. Hospital em Salt Lake City, Utah, no sopé das montanhas Wasatch, que tem das melhores estações de esqui do mundo. Desde então, sou artista e esquiador.
Fui criado em Bountiful, Utah. Frequentei Adelaide Elementary, South Davis Junior High e a Viewmont High-school em 1975.
Fui estudar para a Utah State University, em Logan, Utah, com uma bolsa de estudos em artes. Na USU estudei ilustração e arte. Quando o meu dinheiro acabou, voltei para Salt Lake City, onde trabalhei como designer gráfico e em publicidade até 1980.
Em 1980 mudei-me para Los Angeles. Depois de muitos empregos como designer gráfico e designer editorial, fui trabalhar para Waldo Hunt na Intervisual Communications Inc. Nos 7 anos seguintes, aprendi a bela arte da Engenharia de Papel e da criação de livros Pop-Up. Criei o livro “HOW MANY BUGS IN A BOX?” na I.C.I., onde também conheci minha esposa, Noelle. Casámos em 1985.
Saí do I.C.I. em 1987 para abrir meu próprio negócio. Desde então, criei mais de 100 livros pop-up, incluindo a série “BUGS IN A BOX” com vendas nos EUA e internacionais de mais de 6,5 milhões de cópias, EASTER BUGS, que foi um best-seller do New York Times por três anos consecutivos, “OS ELEMENTOS DE POP-UP”, que foi escolhido como uma escolha ALA da lista, “ONE RED DOT” que recebeu o prémio HCAndersen em Itália e o prémio Meggendorfer da Movable Book Society, “600 BLACK SPOTS” e “WHITE NOISE” que foram escolhidos como um dos 10 livros mais bem ilustrados de 2007 e 2009 pelo New York Times Book Review.
Também crio esculturas individuais pop-up para exibição.
Em 1989, nasceu a nossa primeira filha, Molly. Em 1990 mudámos de Santa Monica para Auburn, Califórnia, e em 1993 a nossa segunda filha, Emma, ​​nasceu.
Trabalho muito para poder esquiar, andar em montanhas-russas, colher vinho, cultivar vegetais e plantas nativas e viajar.
Acredito que minha arte é entretenimento e espero que minha arte faça cócegas na sua mente.

 

– – – – –
Mesmo tendo contactado com livros Pop-Up quando era mais novo, foi há já alguns anos atrás que José Alberto Rodrigues descobriu a magia da engenharia do papel, trabalhada com tal leveza e de forma tão subtil e genial, quando abriu pela primeira vez o livro “One Red Dot”, de David A. Carter. O desafio de em cada página que se abre tentarmos descobrir onde está o ponto vermelho, nas construções absolutamente deslumbrantes, autênticas esculturas em papel do David foi paixão que ficou e desde esse momento o José Alberto Rodrigues decidiu começar a comprar mais livros deste autor e outros, muitos outros. Em 2016, quando o José decidiu criar o espaço online no Facebook chamado Up Up Pop-Up, tinha cerca de 130 livros. Hoje, a sua coleção está praticamente a chegar aos 700 exemplares.
Com o Up Up Pop-Up, e sendo o José professor, nunca descurou e foi mesmo assumido como uma prioridade para ele a questão formativa: quer seja de públicos, com exposições da sua coleção mas em atividades como oficinas para crianças, adultos, professores e claro, no seu espaço Up Up Pop-Up, onde partilha a sua paixão e os seus conhecimentos na área. Ao longo de 4 anos são já mais de 800 pessoas que estiveram como o José Alberto Rodrigues em atividades que ele desenvolve.
Um desses conhecimentos que é transmitido nas sessões é a construção dos portefólios de técnicas para realização de livros Pop-Up, com uma abordagem, precisamente proposta de David A. Carter no seu livro “The Elements of Pop-Up” que partilha autoria com James Diaz.

David A. Carter falará em INGLÊS.
Esta é uma iniciativa conjunta Arte Central e Up Up Pop-Up
Valor da inscrição: 7€.
INSCRIÇÃO: https://forms.gle/xHsyj3LYTm6Kdt6s5
Mais informação sobre a iniciativa: https://fb.me/e/28F9EViIC