No seu site, a marca explica o que é a cor escolhida e quais as suas características para acompanhar o tempo presente. É um trabalho de curadoria que temos sempre curiosidade em acompanhar. O que se pode dizer sobre uma cor? Tudo isto.

Um tom não convencional para um momento não convencional
A Cor do Ano da Pantone, Viva Magenta 18-750, vibra com energia e vigor. É uma sombra enraizada na natureza, descendente da família vermelha e expressiva de um novo sinal de força. Viva Magenta é corajosa e destemida, uma cor pulsante cuja exuberância promove uma celebração alegre e otimista, escrevendo uma nova narrativa.

A Cor do Ano deste ano é poderosa e empoderadora. É um vermelho animado que se revela em pura alegria, encorajando a experimentação e a auto-expressão sem restrições, um tom eletrizante e sem limites que se manifesta como uma declaração de destaque. PANTONE 18-1750 Viva Magenta dá as boas-vindas a qualquer pessoa e a todas as pessoas com a mesma energia de vida e espírito rebelde. É uma cor audaciosa, cheia de humor e inclusiva para todos.

Como um tom vermelho carmim matizado que apresenta um equilíbrio entre o quente e o frio, o PANTONE 18-1750 Viva Magenta também é uma cor híbrida, que combina confortavelmente o físico e o virtual no nosso mundo multidimensional. É assertivo, mas não agressivo, um vermelho carmim que não domina com ousadia, mas adota uma abordagem de “punho em luva de veludo”. Exalando dinamismo, PANTONE 18-1750 Viva Magenta é um tom vermelho transformador capaz de conduzir o design para criar um futuro mais positivo.

O significado por detrás do Viva Magenta
À medida que equilibramos as nossas vidas, digital e física, continuamos a aumentar nossa apreciação pelo mundo natural. A Cor do Ano de 2023 reconhece a nossa atração gravitacional em direção às cores naturais à medida que os movimentos aumentam em torno das alterações climáticas, da sustentabilidade e da proteção do planeta.

No processo de seleção da Cor do Ano deste ano, a Pantone observou uma maior apreciação e consciência da natureza representada por inúmeras tendências de estilo de vida. Estamos a incorporar mais coisas vivas nas nossas casas, como plantas, flores, paredes vivas e espaços exteriores restauradores. Estamos a encontrar um novo prazer em viagens, desportos e recreação ao ar livre, depois de interrompermos essas atividades durante a pandemia. Somos mais cuidadosos em proteger os nossos corpos como resultado das crises de saúde pública – procuramos aplicar e ingerir ingredientes confiáveis e revigorantes. Todas estas tendências de estilo de vida falam da intensidade das forças naturais.

As origens orgânicas do Viva Magenta vêm do besouro da cochonilha. Este inseto produz o corante carmim, um dos mais preciosos, fortes e brilhantes da família dos corantes naturais. O tom vermelho de Viva Magenta conecta-nos à matéria original, impregnando-nos com um sinal primordial de força.

A Cor do Ano 2023 mistura a riqueza, o calor e a força das matérias naturais com os horizontes ricos e abertos do mundo digital. O resultado é um tom de vermelho que expande nossos horizontes de autenticidade. O metaverso cria novas oportunidades para nos expressarmos e a força bruta de Viva Magenta inspira-nos a fazê-lo com confiança e bravura.

Psicologia da Cor Viva Magenta
Os vermelhos são cores poderosas que celebram a vida. Como um vermelho carmesim brilhante, Viva Magenta equilibra ousadia com uma sensação de diversão. Essa mistura dinâmica exala rebeldia, mas não à custa de suavidade. Ela incorpora uma expressão de graça feroz, inspirando-nos a aparecer com confiança e humanidade. O espaço digital acelerou a globalização e, como resultado, estamos mais profundamente conectados uns aos outros do que nunca. Nunca podemos entender completamente o que está por baixo da superfície dos amigos e estranhos que encontramos, mas podemos sempre trabalhar para aprofundar a nossa empatia. A Cor do Ano de 2023 fala do nosso desejo de enfrentar novos desafios e experimentar o não convencional enquanto encontramos os outros com compaixão.

O que distingue a Cor do Ano deste ano da do ano passado – PANTONE 17-3938 Very Peri, que também casou o técnico com a natureza – é a capacidade do Viva Magenta de responder à nossa necessidade coletiva de força.

O Viva Magenta oferece-nos a garantia e a motivação de que precisamos para enfrentar eventos disruptivos de longo prazo. Três anos profundos em pandemia, a enfrentar uma guerra, uma economia instável, agitação social, colapsos na cadeia de fornecedores e alterações climáticas crescentes, precisamos de curar-nos. E ainda assim, precisamos de encontrar a motivação para continuar. Aqui, Viva Magenta envolve-nos em poder e graça, e envia-nos ao mundo com a energia que tanto desejamos.” (In Pantone, dezembro 2022)