A ARTE DO AZULEJO BORDADA EM PAPEL - Arte Central
Arte Central

SINOPSE: Propomos, em primeiro lugar, uma reflexão a respeito da relação entre azulejaria e bordado, nos seus encontros e desencontros. Focaremos a ligação da azulejaria com o bordado, quer na arte, quer no campo do artesanato. Abordaremos o trabalho de artistas contemporâneos que se dedicam ao bordado em papel e ativaremos o olhar sobre a azulejaria presente na paisagem urbana a partir de uma roda de conversa, onde cada participante deverá apresentar uma fotografia de um azulejo. Numa segunda parte prática, exploraremos alguns materiais e técnicas de bordado em papel (3 a 5 pontos) e criaremos um azulejo bordado em papel, de preferência a partir de uma foto do próprio participante. Não é necessário saber bordar para fazer esta formação, pois as técnicas a explorar serão simples e detalhadamente explicadas. A ação terá uma componente teórica de duração aproximada de 1h30, sendo as restantes 2h30 dedicadas à componente prática e de discussão.

CONTEÚDOS
1. Relação entre azulejaria e bordado
2. Artistas contemporâneos e bordado em papel
3. Azulejaria urbana
4. Materiais e técnicas de bordado em papel
5. Criação de um azulejo bordado em papel

MATERIAIS PARA O EXERCÍCIO PRÁTICO:
– Cartolina ou papel entre 180 e 200g/m2
– Linhas de bordado de novelo e linha de costura (esta última, é opcional)
– Agulhas de bordado e/ou costura
– Tesoura de costura
– Papel químico ou vegetal para passar o desenho para o papel
– Régua
– Lápis
– Borracha
– Pino para furar o papel

Priscilla Ballarin
Artista visual licenciada em Artes Plásticas pela Universidade de São Paulo e mestranda em Práticas Tipográficas e Edições Contemporâneas na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.
Foi fundadora e arte-educadora do Atelier Amar.é.linha entre 2010 e 2014. Desde 2012, participa do coletivo Desejos Urbanos, criando intervenções poéticas em espaços públicos para provocar vivências mais afetivas entre o habitante e a cidade. Em 2017 publicou seu primeiro livro ilustrado em parceria com Edith Chacon Era uma vez outra vez pela Edições Barbatana. Deste encontro nasceram mais dois livros: (Des)Apontado pelas Editora Amelí e Na Casa Deles, publicado de forma independente. Foi editora e designer da Linguará: uma revista pela língua portuguesa entre 2018 e 2020. É designer do Gerador, fazedora de livros e investigadora das diferentes possibilidades do bordado em papel. Vive entre Lisboa e São Paulo, onde pinta, borda e costura mundos tão diferentes e tão próximos.

Priscilla Ballarin

Notas: 
Cada participante é responsável pelas suas condições tecnológicas de acesso à formação, podendo a organização ajudar naquilo que estiver ao seu alcance. A sua inscrição é individual e apenas será válida após efetuado o pagamento. Caso não se atinja o número mínimo de inscrições, a formação será cancelada e o valor pago será devolvido. Em caso de desistência da inscrição, por parte dos participantes, até 20 dias antes da data da formação será devolvido 40% do valor pago. No prazo inferior a 20 dias antes do dia da formação não será efetuado o reembolso de qualquer valor pago.


Pretende acolher esta formação na sua instituição? Envie-nos um email!

ENTIDADES ENVOLVIDAS

Partilhar