A GEOMETRIA E O CORPO - Arte Central

SINOPSE: Entre as questões de um racionalismo abstrato que a arte moderna nos trouxe, existe um saber matemático que está na base da criação artística e que motiva não só o recurso à ciência como génese da criação, como nos promove novos modelos relacionais entre obra – espaço – espectador. Da pintura, à escultura, à noção de instalação ou até ao carácter performativo, as relações entre corpo e geometria levaram-nos a obras de arte onde o conceito de espacialidade é fundamental. Entre cruzamentos disciplinares que abraçam várias vezes a arquitetura, importa uma tomada de consciência entre corpo e matéria, forma e espaço. A obra de arte contemporânea que nos desafia o olhar e nos questiona como estar diante dela… quais os nossos limites e interpelações entre a nossa fisicalidade e a obra? Estamos num jogo triangular ou num pensamento quadrado? 

CONTEÚDOS

  1. Obra de Arte enquanto espaço  
  2. Geometria motor de racionalização  
  3. As fronteiras entre escultura, instalação e arquitetura  
  4. A obra de arte e a relação com o corpo  
  5. O Homem Moderno  
  6. Museu versus natureza  
  7. Desenhar com o corpo

MATERIAIS PARA O EXERCÍCIO PRÁTICO:
– 2 folhas de papel de máquina
– 1 tesoura  

Fabrícia Valente
Doutoranda em Arquitetura dos Territórios Metropolitanos Contemporâneos no ISCTE. Licenciada em Arquitetura pela Universidade de Évora. Interessa-se pela multidisciplinaridade da Arquitetura e as possibilidades de interface das suas fronteiras disciplinares, nomeadamente com as Artes Plásticas, a Música e o Cinema. Foi Curadora na área da Música Pop e Programadora do Pavilhão KAIROS. Desenvolveu o projeto O Gesto como Tradução no ciclo de Arquitetura e Teatro no Festival de Teatro de Almada e encontra-se a desenvolver um projeto artístico sobre a resposta sexual feminina, para um novo museu, em Lisboa. Trabalha em Mediação Cultural nas áreas da Arquitetura e das Artes Plásticas no MAAT – Museu de Arte Arquitectura e Tecnologia, no Museu Coleção Berardo, no CCB, na State of the Art e na Trienal de Arquitetura de Lisboa. Desenvolveu projetos pedagógicos e artísticos em mais de 170 exposições e projetos de continuidade entre instituições museológicas e instituições de ensino. Leciona na licenciatura de Media Production, numa parceria entre a ETIC, PT e a Solent University, UK. É editora da secção de Arquitetura da Umbigo Magazine e pertenceu à ultima redação do J_A (Jornal de Arquitetos).

FABRÍCIA VALENTE

Notas: 
Cada participante é responsável pelas suas condições tecnológicas de acesso à formação, podendo a organização ajudar naquilo que estiver ao seu alcance. A sua inscrição é individual e apenas será válida após efetuado o pagamento. Caso não se atinja o número mínimo de inscrições, a formação será cancelada e o valor pago será devolvido. Em caso de desistência da inscrição, por parte dos participantes, até 20 dias antes da data da formação será devolvido 40% do valor pago. No prazo inferior a 20 dias antes do dia da formação não será efetuado o reembolso de qualquer valor pago.


Pretende acolher esta formação na sua instituição? Envie-nos um email!

ENTIDADES ENVOLVIDAS

Partilhar