Curso de formação de Professores Acreditado pelo CCPFC
ARTE CONTEMPORÂNEA:
UMA FORMA DE EXPRESSÃO EXPERIMENTAL E MULTIDISCIPLINAR
Duração: 15 horas
Formadora: Marta Ornelas
Destinatários: Educadoras/es de Infância, Professoras/es dos 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico e Professoras/es de Educação Especial; outras pessoas interessadas, sejam ou não docentes.
Acreditação: Este curso é acreditado pelo CCPFC e creditado com 15 horas na componente geral de formação.
Centro de formação: Almada Negreiros.
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-110165/20
Este curso é realizado em parceria com a APECV.

SINOPSE: Este curso tem como finalidade apresentar hipóteses de abordagem aos processos de arte contemporânea nos níveis de ensino do jardim de infância e do primeiro ciclo. Conhecer os materiais, as técnicas e as questões que a arte contemporânea levanta é importante para que professoras/es e educadoras/es trabalhem a arte na escola de um modo interdisciplinar e criativo. Este curso, de vertente prática, pretende explorar a arte contemporânea como uma forma de expressão artística experimental e multidisciplinar, promovendo a aproximação dos docentes à produção artística que reflete e questiona o presente, através do debate e da partilha.
METODOLOGIA: O curso desenrola-se em 2 dias. No primeiro dia, da parte da manhã, são apresentados conteúdos sobre conceitos, artistas, técnicas e processos artísticos do domínio da arte contemporânea. Realiza-se uma visita virtual ao Centro Cultural de Cascais, com o apoio do Serviço Educativo. É apresentada uma proposta de trabalho prático colaborativo que deverá ser desenvolvida durante a tarde. No segundo dia proporciona-se uma partilha do processo e do resultado do trabalho realizado na véspera. O grupo é ainda desafiado para um exercício prático individual. Serão fornecidos conteúdos digitais para consulta futura.
MATERIAL NECESSÁRIO: Cada participante deve ter consigo um conjunto de materiais básicos, como riscadores coloridos, tintas, papéis, tesoura e cola. Caso não disponham de algum destes materiais, sintam-se à vontade para os substituir pelo que entenderem e tiverem à mão.
AVALIAÇÃO: Segundo o disposto regulamentar da carta circular CCPFC 1/2008, e o disposto no ponto 3 do art.º13º do RJFCP, considera-se um valor mínimo de 5 (mínimo para aprovação) e um máximo de 10, numa escala de 1 a 10. São objetos de avaliação a participação, o trabalho desenvolvido e o relatório final.
ENTIDADES ENVOLVIDAS: Arte Central, Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual (APECV), Centro de Formação Almada Negreiros e Fundação D. Luís I (Serviço Cultural e Educativo do Bairro dos Museus).
NOTAS: Podem inscrever-se também docentes de outros grupos de recrutamento e outras pessoas interessadas, contudo, os créditos serão atribuídos apenas a docentes indicados no grupo de destinatários, recebendo os restantes um certificado de participação. Cada participante é responsável pelas suas condições tecnológicas de acesso ao curso, podendo a organização ajudar naquilo que estiver ao seu alcance. Após a sua inscrição, aguarde o contacto via email para efetuar o pagamento do curso. A sua inscrição é individual e apenas será válida depois da confirmação por parte da organização. O curso realiza-se com um número mínimo de 10 inscrições. Caso não se atinja o número mínimo, o curso será cancelado e as inscrições pagas serão devolvidas. O prazo de desistência da inscrição, por parte das/os formandas/os, com devolução total do valor pago, é de 20 dias antes da data de início do mesmo. Entre 19 e 15 dias antes do dia de início do curso será devolvido 40% do valor da inscrição. No prazo inferior a 15 dias antes do dia de início do curso não será efectuado o reembolso de qualquer valor da inscrição. O desconto para pessoas associadas da APECV só é aplicado mediante as quotas em dia.
A inscrição só é garantida após o envio do comprovativo de pagamento para apecv@apecv.pt
Pretende acolher este curso na sua instituição? Envie-nos um email!