SINOPSE: “Tudo o que fiz de importante poderia caber numa pequena mala” (Marcel Duchamp, 1952). Este workshop tem como objetivo explorar as potencialidades comunicativas dos objetos comuns, incentivando à reflexão crítica a partir dos mesmos, que fazem parte do percurso individual e particular dos participantes. Neste workshop propomos uma reflexão crítica, na prática, sobre aquilo que encontramos pelo caminho. Partindo das filosofias situacionistas, dadaístas e do movimento Fluxus construiremos cartografias visuais que decorrem da recolha, da seleção e do tratamento de objetos que combinados contam estórias sobre a história dos lugares percorridos.

CONTEÚDOS
1. Filosofias situacionistas, dadaístas e movimento Fluxus como ponto de partida teórico para a construção de cartografias visuais.
2. Percursos individuais e reflexão crítica.
3. Abordagem às cartografias visuais como práticas de arte contemporânea.
4. Experimentação de técnicas artísticas.
5. Conceção de uma caixa de artista.

MATERIAIS PARA O EXERCÍCIO PRÁTICO:
– caixas e/ou malas
– material riscador (marcadores, canetas, lápis…)
– objetos variados (selecionados de acordo com um tema)
– papéis
– tecidos
– agulhas e linhas
– cola

SOBRE A FORMADORA

Ângela Saldanha é bolseira de pós-doutoramento na Universidade de Brasília. Doutoranda em Arte Contemporânea na Universidade de Coimbra. Realizou dois pós-doutoramentos em Média Arte Digital na Universidade Aberta. Doutorada em Educação Artística pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Mestre em Ensino das Artes Visuais e Licenciada em Design pela Universidade de Aveiro. Vice-presidente da APECV, onde é investigadora principal em projetos internacionais e formadora. Como artista expõe a nível nacional e internacional, com trabalhos artivistas, de envolvimento comunitário e de reflexão crítica da sociedade. Integra o colectivo “C3” (grupo de ação interdisciplinar com práticas artísticas sobre a Arte Educação) e o colectivo “1686” (grupo artivista). Colabora ativamente com a International Society for Education through Art (InSEA) é investigadora do Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC) e no Instituto de Investigação em Artes, Design e Sociedade (I2ADS). Autora de várias publicações de referência e elemento editorial e do Comité Científico de várias publicações nacionais e internacionais.

Ângela Saldanha

Notas: 
Cada participante é responsável pelas suas condições tecnológicas de acesso à formação, podendo a organização ajudar naquilo que estiver ao seu alcance. A sua inscrição é individual e apenas será válida após efetuado o pagamento. Caso não se atinja o número mínimo de inscrições, a formação será cancelada e o valor pago será devolvido. O prazo de desistência da inscrição, por parte dos participantes, com devolução total do valor pago, é de 20 dias antes da data da formação. Entre 19 e 15 dias antes da formação será devolvido 40% do valor da inscrição. No prazo inferior a 15 dias antes do dia de início não será efectuado o reembolso de qualquer valor da inscrição.


Pretende acolher esta formação na sua instituição? Envie-nos um email!

ENTIDADES ENVOLVIDAS

Partilhar