ACD - Caixa de artista - objetos que contam histórias - Arte Central
Arte Central

SINOPSE: “Tudo o que fiz de importante poderia caber numa pequena mala” (Marcel Duchamp, 1952). Neste workshop propomos uma reflexão crítica, na prática, sobre aquilo que encontramos pelo caminho. Partindo das filosofias situacionistas, dadaístas e do movimento Fluxus construiremos cartografias visuais que decorrem da recolha, da seleção e do tratamento de objetos que combinados contam estórias sobre a história dos lugares percorridos.

CONTEÚDOS
1. Filosofias situacionistas, dadaístas e movimento Fluxus como ponto de partida teórico para a construção de cartografias visuais.
2. Percursos individuais e reflexão crítica.
3. Abordagem às cartografias visuais como práticas de arte contemporânea.
4. Experimentação de técnicas artísticas.
5. Conceção de uma caixa de artista.

MATERIAIS PARA O EXERCÍCIO PRÁTICO:
– caixas e/ou malas
– material riscador (marcadores, canetas, lápis…)
– objetos variados (selecionados de acordo com um tema)
– papéis
– tecidos
– agulhas e linhas
– cola

Ângela Saldanha
Bolseira CAPES de pós-doutoramento, na Universidade de Brasília. Doutoranda em Arte Contemporânea pela Universidade de Coimbra. Realizou dois pós-doutoramentos em Média Arte Digital na Universidade Aberta. Doutorada em Educação Artística pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Mestre em Ensino das Artes Visuais e Licenciada em Design pela Universidade de Aveiro. Vice-presidente da APECV, onde é investigadora principal em projetos internacionais e formadora. Como artista expõe a nível nacional e internacional, com trabalhos artivistas, de envolvimento comunitário e de reflexão crítica da sociedade. Integra o colectivo “C3” (grupo de ação interdisciplinar com práticas artísticas sobre a Arte Educação) e o colectivo “1686” (grupo artivista). Colabora ativamente com a International Society for Education through Art (InSEA) é investigadora do Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC) e no Instituto de Investigação em Artes, Design e Sociedade (I2ADS). Autora de várias publicações de referência e elemento editorial e do Comité Científico de várias publicações nacionais e internacionais.

Ângela Saldanha

Notas: 
Cada participante é responsável pelas suas condições tecnológicas de acesso à formação, podendo a organização ajudar naquilo que estiver ao seu alcance. A sua inscrição é individual e apenas será válida após efetuado o pagamento. Caso não se atinja o número mínimo de inscrições, a formação será cancelada e o valor pago será devolvido. O prazo de desistência da inscrição, por parte dos participantes, com devolução total do valor pago, é de 20 dias antes da data da formação. Entre 19 e 15 dias antes da formação será devolvido 40% do valor da inscrição. No prazo inferior a 15 dias antes do dia de início não será efectuado o reembolso de qualquer valor da inscrição.


Pretende acolher esta formação na sua instituição? Envie-nos um email!

ENTIDADES ENVOLVIDAS

Partilhar