ACD Certifica-te - ArteCentral
Arte Central

SINOPSE:  O workshop tem como objetivo dotar os professores de conhecimentos técnicos básicos e essenciais da linguagem dos livros Pop-Up que lhes permitam aplicá-los em projetos simples, quer nas suas aulas, nomeadamente com vista à realização de um modelo de certificado de participação no evento.
Neste workshop, a abordagem às técnicas Pop-Up é feita a partir de um conceito peculiar e que é cada participante construir o seu próprio certificado desta mesma formação, sendo que, as peças propostas pelo formador, e que serão previamente enviadas por e-mail, podem permitir dezenas de configurações possíveis. A utilização de cores a gosto trará a cada certificado um cunho pessoal e uma identidade muito própria.

CONTEÚDOS
1. INTRODUÇÃO – A importância de um certificado na construção de um currículo e como vínculo comprovativo de uma participação em algum evento.
2. CONCEITO E APLICAÇÃO – Aliando as competências dos professores das áreas das artes e tecnologias, o conceito desta formação de curta duração reside na elaboração e construção do seu próprio certificado por cada professor que no caso deverá ser utilizando as técnicas Pop-Up.
3. TÉCNICAS DE CONSTRUÇÃO EM POP-UP E IDENTIDADE – Abordagem das técnicas principais e básicas da engenharia do papel aplicada à construção de um certificado. As técnicas de recorte, corte, vincagem e colagem serão essenciais e a construção do seu próprio certificado por cada formando/professor participante será realizada a partir de um conjunto de peças que serão propostas pelo formador e que, cada pessoa, tal como um LEGO, poderá montar de forma muito particular, dando-se o seu cunho pessoal e identidade, que o tornará único.
4. CONSTRUÇÕES POP-UP APLICADAS A UM CERTIFICADO – Realização da construção dos certificados a partir do conjunto vasto de peças previamente fornecidas pelo formador. Desenvolvimento de um estudo prévio, testagem e montagem final do certificado com utilização de técnicas diversas de construção em engenharia do papel e seleção de cores com cunho e identidade de cada formando.

MATERIAIS PARA O EXERCÍCIO PRÁTICO:
– Modelos impressos (após inscrição a Arte Central enviará um email com os modelos e todos os procedimentos necessários)
– Placa de corte
– X-ato ou bisturi
– régua de 30cm (preferencialmente metálica)
– Clip ou dobradeira
– Cola

José Alberto Rodrigues
Professor da área de Artes e Tecnologias. Apesar de ser entusiasta dos livros pop-up, apenas começou a colecioná-los há cerca de 10 ou 12 anos atrás. Numa primeira fase, comprando-os apenas para fruição pessoal e gosto e, mais tarde, para os colecionar e assim poder expô-los e realizar um conjunto mais vasto de atividades, como oficinas, apresentações, seminários e conferências, para todas as idades. Para além desta vertente, tem experiência de 20 anos enquanto formador e já foi docente do ensino superior. Também se inclui no seu percurso a realização do Mestrado e Doutoramento em Multimédia em Educação. Outra das suas paixões é o cinema e muito em particular o cinema de animação, tendo estado cerca de 20 anos na comissão organizadora do CINANIMA e ter sido o seu Coordenador do Serviço Educativo. Nesta área é agora consultor pedagógico do Cinema Sem Conflitos.

José Alberto Rodrigues - Arte Central

Notas: 
Cada participante é responsável pelas suas condições tecnológicas de acesso à formação, podendo a organização ajudar naquilo que estiver ao seu alcance. A sua inscrição é individual e apenas será válida após efetuado o pagamento. Caso não se atinja o número mínimo de inscrições, a formação será cancelada e o valor pago será devolvido. O prazo de desistência da inscrição, por parte dos participantes, com devolução total do valor pago, é de 20 dias antes da data da formação. Entre 19 e 15 dias antes da formação será devolvido 40% do valor da inscrição. No prazo inferior a 15 dias antes do dia de início não será efectuado o reembolso de qualquer valor da inscrição.


Pretende acolher esta formação na sua instituição? Envie-nos um email!

ENTIDADES ENVOLVIDAS

Partilhar