Curso de formação de Professores Acreditado pelo CCPFC
COMO CHEGA A ARTE CONTEMPORÂNEA À SALA DE AULA?
Duração: 4 horas
Formadora: Marta Ornelas | Convidada: Fabrícia Valente
Destinatários: Docentes de todos os níveis de ensino e grupos de recrutamento; outras pessoas interessadas, sejam ou não docentes.
Acreditação: Este workshop é acreditado para docentes como Ação de Curta Duração.
Centro de formação: CFAE AVCOA
SINOPSE: A Arte Contemporânea, pelo ditar da cronologia da história da arte e pela resistência que revela provocar no público, continua a estar, muitas vezes, ausente dos conteúdos trabalhados em sala de aula. A linha do tempo parece terminar na modernidade, sem se decifrar a herança que os artistas modernos nos deixam para a leitura dos nossos dias. Dos contextos políticos e económicos, às possibilidades tecnológicas de hoje, o que temos de novo para debater? Porque o falar do agora revela tantas dificuldades? Fora dos museus, sem terem realmente acesso às obras de arte, que estratégias poderão ter os docentes para pensar o mundo com as suas turmas, em contexto escolar, através dos artistas do nosso tempo? Com que ferramentas e metodologias podem caminhar para a descodificação das artes visuais num domínio cada vez mais conceptual? Nesta formação abrimos o debate sobre como docente, obra de arte e estudante jogam num complexo tabuleiro de xadrez.
CONTEÚDOS
As barreiras do espectador em relação à Arte Contemporânea.
A conceptualização do objeto artístico.
O papel da mediação artística na produção de pensamento crítico.
O ensino formal vs. informal.
Recetor e emissor – quem é quem?
MATERIAIS PARA O EXERCÍCIO PRÁTICO:
uma lâmpada (pode já não funcionar)
uma caneta de acetato
uma folha A3
uma caneta de feltro
fita cola
SOBRE A FORMADORA
Fabrícia Valente é doutoranda em Arquitetura dos Territórios Metropolitanos Contemporâneos no ISCTE. Licenciada em Arquitetura pela Universidade de Évora. Interessa-se pela multidisciplinaridade da Arquitetura e as possibilidades de interface das suas fronteiras disciplinares, nomeadamente com as Artes Plásticas, a Música e o Cinema. Foi Curadora na área da Música Pop e Programadora do Pavilhão KAIROS. Desenvolveu o projeto O Gesto como Tradução no ciclo de Arquitetura e Teatro no Festival de Teatro de Almada e encontra-se a desenvolver um projeto artístico sobre a resposta sexual feminina, para um novo museu, em Lisboa. Trabalha em Mediação Cultural nas áreas da Arquitetura e das Artes Plásticas no MAAT – Museu de Arte Arquitectura e Tecnologia, no Museu Coleção Berardo, no CCB, na State of the Art e já colaborou com a Trienal de Arquitetura de Lisboa. Desenvolveu projetos pedagógicos e artísticos em mais de 170 exposições e projetos de continuidade entre instituições museológicas e instituições de ensino. Leciona na licenciatura de Media Production, numa parceria entre a ETIC, PT e a Solent University, UK. É editora da secção de Arquitetura da Umbigo Magazine e pertenceu à ultima redação do J_A (Jornal de Arquitetos).
Notas:
Cada participante é responsável pelas suas condições tecnológicas de acesso à formação, podendo a organização ajudar naquilo que estiver ao seu alcance. A sua inscrição é individual e apenas será válida após efetuado o pagamento. Caso não se atinja o número mínimo de inscrições, a formação será cancelada e o valor pago será devolvido. Tem 14 dias para desistir da inscrição e ver devolvida a totalidade do valor pago, exceto se faltarem 20 dias ou menos para o início da formação. Neste caso, não será efetuado qualquer reembolso.
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