DESENHOS EM TRANSPARÊNCIA - Arte Central

SINOPSE: Através da transparência de folhas de papel vegetal, obtemos a ligação de vários elementos distribuídos em distintos espaços. Em cada folha desenhamos uma parte da narrativa que se enquadra noutra narrativa à medida que as vamos acumulando. O resultado são desenhos distintos que formam um todo no mesmo enquadramento, de forma a ser percetível a acumulação dos vários planos que compõem um espaço através da sua dissecação. Desenhar em transparência adequa-se a qualquer nível de ensino, podendo-se adaptar-se, dependendo do grau de desenvolvimento da criança e tendo em conta a perceção que a mesma já apresenta do espaço que a rodeia e da localização dos objetos. Por exemplo, uma criança do 1º ciclo que esteja a aprender a noção do que está em cima e do que está em baixo, poderá desenhar na folha de trás uma mesa e na folha da frente um jarro com flores. À transparência poderá ver os dois em simultâneo, mas percebendo que ocupam posições distintas por estarem em folhas distintas. O mesmo exercício poderá ser feito com as noções de à frente e atrás. Um/a aluno/a do 3º ciclo poderá desenhar planos em profundidade. O ponto de partida será um local de uma história/acontecimento que a criança poderá criar e selecionar os elementos que quer distinguir. As ilustrações de Joanna Concejo serão uma referência na interação dos elementos visualizados em transparência.

CONTEÚDOS
1. A ilustração
2. A narrativa visual
3. As interações dos objetos no espaço
4. A posição dos vários objetos no espaço (longe, perto, à frente, atrás, paralela, perpendicular)
5. A obra da ilustradora Joanna Concejo

MATERIAIS PARA O EXERCÍCIO PRÁTICO:
– Papel cavalinho A4 (1 folha)
– Papel vegetal (1 folha)
– Lápis de grafite
– Lápis de cor
– Tesoura
– Cola Baton
– Revistas

Susana Matos
Susana Matos nasceu em Lisboa, onde vive e trabalha. Depois de fazer muitos desenhos e pinturas decidiu ser professora de Educação Visual e neste momento, divide o seu tempo entre a tranquilidade da ilustração e a agitação do ensino, indo encontrar o equilíbrio entre estes dois mundos que se completam. Recebeu alguns prémios, nomeações e menções honrosas. O primeiro foi o Prémio Matilde Rosa Araújo de Ilustração pela Câmara Municipal da Trofa, em 2012 e outros se seguiram, como Menção Especial no XI Prémio Internacional de Compostela para Álbuns Ilustrados, em 2018. Ilustrou uma dezena de livros, quase todos para a infância.

Notas: 
Cada participante é responsável pelas suas condições tecnológicas de acesso à formação, podendo a organização ajudar naquilo que estiver ao seu alcance. A sua inscrição é individual e apenas será válida após efetuado o pagamento. Caso não se atinja o número mínimo de inscrições, a formação será cancelada e o valor pago será devolvido. Em caso de desistência da inscrição, por parte dos participantes, até 20 dias antes da data da formação será devolvido 40% do valor pago. No prazo inferior a 20 dias antes do dia da formação não será efetuado o reembolso de qualquer valor pago.


Pretende acolher esta formação na sua instituição? Envie-nos um email!

ENTIDADES ENVOLVIDAS

Partilhar