Curso de formação de Professores Acreditado pelo CCPFC
EDUCAÇÃO AMBIENTAL PELA ARTE
Duração: 12 HORAS
Destinatárias/os: Educadoras/es de Infância, Professoras/es dos 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-101070/18
Formadora: Marta Ornelas
Acreditação: Centro de Formação Almada Negreiros
SINOPSE: Pretende-se, com esta formação, dotar as/os formandas/os com estratégias chave para incentivar à utilização de métodos de trabalho que permitam o conhecimento de obras de arte contemporânea ligadas à às questões ambientais, explorar técnicas e métodos que possibilitem a criação artística como processo de aprendizagem transversal a diferentes disciplinas e não exclusivamente das artes, motivar as/os educadoras/es e professoras/es para que conduzam processos artísticos que impulsionem o pensamento crítico, possibilitando o debate e a partilha, através de uma participação colaborativa com foco nas questões de cidadania ativa ligada à sustentabilidade e ainda dotar as/os educadoras/es e professoras/es de ferramentas que possam utilizar na sala de aula com vista à promoção de uma consciência crítica e ativa nos alunos no que respeita às questões ambientais, tendo em conta que a Educação Ambiental pela Arte é transversal a todas as áreas do conhecimento.
CONTEÚDOS: introdução à Educação Ambiental (conservação da biodiversidade, valorização da vida animal, transformação progressiva de valores, atitudes e comportamentos, consumo sustentável, água, energia, alterações climáticas, através de uma visita guiada ao Jardim Zoológico onde a inclusão destes princípios e valores tem por objetivo criar uma afinidade da população escolar com a biodiversidade, promovendo uma consequente educação ambiental); relação entre a arte contemporânea e as problemáticas ambientais, através da abordagem às técnicas e processos de artistas que abordam temáticas ambientais, como a proteção da biodiversidade, os ecossistemas, o desperdício de água ou a proliferação do lixo por força da actividade humana; criação de um objeto artístico utilizando diferentes técnicas e ferramentas recicladas e reutilizadas; metodologias de criação artística como processos transversais de aprendizagem, descoberta, questionamento e partilha; apresentação de resultados.
AVALIAÇÃO: O regime de avaliação de cada formanda/o contempla os seguintes aspetos: relatório final individual, participação e trabalhos realizados durante o curso, sendo a escala de 1 a 10.
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