A expressão artística contemporânea permite a produção de conhecimento sobre questões do presente, como a identidade, a cidadania, a sustentabilidade, ou outras igualmente pertinentes. Ao conhecer materiais, técnicas e processos de artistas da modernidade e da contemporaneidade, as/os educadoras/es e professoras/es poderão optar pela utilização de metodologias com as suas turmas que vão ao encontro dos temas e preocupações da educação artística actual, encorajando a participação colaborativa e activa das/os alunas/os na construção de uma cidadania crítica e transformadora. Neste curso exploram-se materiais, técnicas e processos de criação artística que visam o potencial crítico, activo e participativo das/os formandas/os, compreendendo que a arte é transversal a todas as áreas do conhecimento, em modelos que podem ser replicados em contexto de aula.

Este curso pretende:

  • Incentivar as/os educadoras/es e professoras/es a utilizarem métodos de trabalho que permitam não só o conhecimento de obras de arte como património da humanidade, mas também a releitura dessas obras como processo de conhecimento.
  • Explorar técnicas que possibilitem a criação artística como processo de aprendizagem transversal a várias disciplinas.
  • Motivar as/os educadoras/es e professoras/es para que conduzam processos artísticos que impulsionem o pensamento crítico, ou seja, o questionamento, possibilitando o debate e a partilha, através de uma participação colaborativa.
  • Quebrar alguns mitos sobre a arte, através do conhecimento de propostas de expressão artística contemporânea como processos transversais de conhecimento.

NOTAS: Podem inscrever-se também docentes de outros grupos de recrutamento e outras/os profissionais interessadas/os, contudo, os créditos serão atribuídos apenas aos docentes indicados nos destinatários. Após a sua inscrição, será contactada/o para efectuar o pagamento do curso. A sua inscrição apenas será válida depois da confirmação por parte da organização. Caso não se atinja o número mínimo de inscritos, o curso será cancelado e as inscrições pagas serão devolvidas. O prazo de desistência da inscrição, por parte das/os formandas/os, com devolução total do valor pago, é de 20 dias antes da data de início do mesmo. Entre 19 e 15 dias antes do dia de início do curso será devolvido 40% do valor da inscrição. No prazo inferior a 15 dias antes do dia de início do curso não será efectuado o reembolso de qualquer valor da inscrição. O desconto para sócias/os da APECV só é aplicado mediante as quotas em dia.

A inscrição só é garantida após o envio do comprovativo de pagamento para apecv@apecv.pt


Pretende acolher este curso na sua instituição? Envie-nos um email!

Acreditação CCPFC

Curso de formação acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, do Ministério da Educação

PARCERIAS

Partilhar