CURSO ONLINE

SINOPSE: Este curso destina-se a professoras/es, educadoras/es e pessoas interessadas em aprender técnicas de construção de pop-up para aplicação em livros, postais ou outros objetos. Será uma oportunidade única de construir um portfolio técnico de possibilidades que ficarão documentadas num arquivo que cada formanda/o levará consigo no fim do curso e que são uma réplica fiel de um arquivo e livro técnico de um dos mais célebres artistas e engenheiros do papel, o americano David A. Carter. Esse portefólio será, certamente, a base para posteriores desenvolvimentos artísticos e para construção de livros pop-up em projetos pessoais ou para realização de trabalhos nas escolas. Após conclusão do curso, o Up Up Pop-Up disponibilizará ainda um vasto conjunto de recursos didáticos digitais como instrumentos facilitadores para a prática futura, incluindo a replicação em sala de aula. A todos os participantes que se inscrevam na formação acreditada será atribuído certificado de formação contínua de professores emitido pela entidade parceira que é o CFAE AVCOA. A todos os outros participantes que não se incluam nos anteriores é emitido um certificado/diploma digital que pode ser impresso.

METODOLOGIA: O curso funciona totalmente online na plataforma Zoom. Numa primeira fase, esta formação desenvolver-se-á através de uma sessão teórica sobre aspetos relacionados com os livros Pop-Up e explorações técnicas, estimulando-se o comentário e debate sobre o enquadramento curricular e escolar e perspetivas de abordagem e implementação dos mesmos em contexto escolar.

A componente prática incidirá primeiro sobre as vertentes de análise e exploração técnica de recursos Pop-Up, com a análise de portefólios e depois, numa componente prática, os formandos serão convidados a realizar e criar um portefólio de técnicas e mecanismos pop-up, para assim, caso pretendam, posteriormente possam colocar em prática em contexto educativo. Esta proposta será organizada de acordo com os pressupostos de cada contexto e às necessidades reais de formação, quer pela exploração de técnicas que possam desconhecer (os Pop-Up) como pela sua adequação posterior em sala de aula.

Numa terceira fase teremos a visualização da aplicação dessas técnicas e mecanismos em livros.

MATERIAL NECESSÁRIO: Antes de o curso se iniciar, cada participante receberá, na morada que indicou na inscrição, um kit de material indispensável. Para além do material fornecido, cada participante deve dispor ainda de tesoura, x-ato ou bisturi, régua e uma base de corte (ou base de cartão).

AVALIAÇÃO: A avaliação quantitativa dos formandos a utilizar será numa escala de 1 a 10 valores e a atribuição de um número de créditos, de acordo com o registo de acreditação do CCPFC, considerando-se classificação positiva a partir de 5 valores na escala mencionada, sendo que se estipula a classificação de 5 a 6,4 valores para um aproveitamento Regular; 6,5 a 7,9 para um aproveitamento Bom; 8 a 8,9 para um aproveitamento Muito Bom; 9 a 10 para um aproveitamento Excelente.

INSCRIÇÃO PARA DOCENTES DOS GRUPOS 240, 530 e 600 que pretendam formação acreditada: Após confirmada a inscrição, os docentes serão reencaminhados para a plataforma do CFAE AVCOA. A inscrição na plataforma é obrigatória para quem pretenda requerer créditos de formação docente. A Arte Central fornecerá um manual de instruções sobre este registo e apoiará quem precisar de ajuda.

ENTIDADES ENVOLVIDAS: Arte Central, CFAE AVCOA e Up Up Pop Up
Este curso é uma parceria entre a Arte Central e o CFAE AVCOA para a formação de professores.

NOTAS: Podem inscrever-se também docentes de outros grupos de recrutamento e outras pessoas interessadas, contudo, os créditos serão atribuídos apenas a docentes indicados no grupo de destinatários, recebendo os restantes um certificado de participação. Cada participante é responsável pelas suas condições tecnológicas de acesso ao curso, podendo a organização ajudar naquilo que estiver ao seu alcance. Após a sua inscrição, aguarde o contacto via email para efetuar o pagamento do curso. A sua inscrição é individual e apenas será válida depois da confirmação por parte da organização. Caso não se atinja o número mínimo de inscrições , o curso será cancelado e as inscrições pagas serão devolvidas. O prazo de desistência da inscrição, por parte das/os formandas/os, com devolução total do valor pago, é de 20 dias antes da data de início do mesmo. Entre 19 e 15 dias antes do dia de início do curso será devolvido 40% do valor da inscrição. No prazo inferior a 15 dias antes do dia de início do curso não será efectuado o reembolso de qualquer valor da inscrição.

José Alberto Rodrigues é professor da área de Artes e Tecnologias. Apesar de ser entusiasta dos livros pop-up, apenas começou a colecioná-los há cerca de 10 ou 12 anos atrás. Numa primeira fase, comprando-os apenas para fruição pessoal e gosto e, mais tarde, para os colecionar e assim poder expô-los e realizar um conjunto mais vasto de atividades, como oficinas, apresentações, seminários e conferências, para todas as idades. Para além desta vertente, tem experiência de 20 anos enquanto formador e já foi docente do ensino superior. Também se inclui no seu percurso a realização do Mestrado e Doutoramento em Multimédia em Educação. Outra das suas paixões é o cinema e muito em particular o cinema de animação, tendo estado cerca de 20 anos na comissão organizadora do CINANIMA e ter sido o seu Coordenador do Serviço Educativo. Nesta área é agora consultor pedagógico do Cinema Sem Conflitos.

Acreditação CCPFC

Curso de formação acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, do Ministério da Educação

ENTIDADES ENVOLVIDAS