Arte Central - Percebe-se nas entrelinhas? Braille e criação plástica

SINOPSE: A cegueira tem muitas dimensões. Este workshop evoca o conto do Sr. Walser e a Floresta, de Gonçalo M. Tavares, nas suas potencialidades de criação plástica. O Sr. Walser tinha muitas expectativas, mas a sua aparente cegueira (social, emocional…) impedia-o de ler nas entrelinhas, ou seja, “ler” claramente as intenções e ações do Outro. O Sr. Walser tinha um plano e tudo parecia preparado, no entanto, a linearidade com que pensou ter desenhado o seu plano viria a revelar os novelos que teimaram em enrolar-se e desenrolar-se ao longo da história. Aquela cegueira que trazia de dia já não fazia diferença à noite, quando se avariou o quadro da luz. Incentivadas/os pela cegueira social da personagem principal, encetamos um elogio sobre a geografia da imaginação, cujo fio físico condutor é cartografado através de pontos num suporte com impressão em Braille, que será enviado previamente por correio a cada participante. O que diz a impressão em Braille é uma expressão do posfácio de Alberto Manguel acerca da obra Sr. Walser e a Floresta e estabelece um ponto de partida que nos conduzirá a um “sítio” só nosso. Para lá chegar, todos os sentidos são convocados e a visão nem sempre conduz a mão.

CONTEÚDOS:
Relação entre o conteúdo da narrativa e a criação plástica.
O conceito de translinguagem enquanto prática pedagógica.
Experimentação de técnicas combinadas (fios e elementos gráficos) em papel com impressão em Braille.
Criação de poéticas visuais a partir das ideias de (in)capacidade, literalidade, metáfora e leitura de imagens cegas.
Partilha de resultados.
MATERIAIS PARA O EXERCÍCIO PRÁTICO:
Suporte Braille A4 previamente fornecido via CTT pela Arte Central
Agulhas de costura
Fios / linhas / lãs – texturas e cores diversas
Tesoura
Caneta fina de cor preta
Lápis, aguarelas, ou outros… (de acordo com a proposta de cada participante)
AVALIAÇÃO:
Preenchimento de um questionário de satisfação.

SOBRE A FORMADORA
Filipa Machado Rodrigues
é investigadora integrada no CIEBA – Centro de Investigação e Estudos em Belas Artes e Investigadora colaboradora no CIIS – Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde, Universidade Católica de Lisboa. Doutorada em Educação Artística pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa, é atualmente docente no Instituto Politécnico de Leiria (ESECS) e frequenta o último ano do doutoramento em Ciências da Cognição e Linguagem, com participação nos Encontros Mente, Cérebro e Educação. Professora de Educação Visual e Tecnológica pela ESEP, Politécnico do Porto, com profissionalização em Educação Especial (grupos 910 e 920), formação pós-graduada em Arts, Craft & Design pela Universidade de Surrey e na Abordagem Snoezelen pelo ISNA – International Snoezelen Association. Professora desde 1998 com experiência multidisciplinar em diversos níveis de ensino e na formação contínua de Professores e Educadores. Associada da APECV – Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual.

Filipa Machado Rodrigues

Notas: 
Cada participante é responsável pelas suas condições tecnológicas de acesso à formação, podendo a organização ajudar naquilo que estiver ao seu alcance. A sua inscrição é individual e apenas será válida após efetuado o pagamento. Caso não se atinja o número mínimo de inscrições, a formação será cancelada e o valor pago será devolvido. Tem 14 dias para desistir da inscrição e ver devolvida a totalidade do valor pago, exceto se faltarem 20 dias ou menos para o início da formação. Neste caso, não será efetuado qualquer reembolso.


Pretende acolher esta formação na sua instituição? Envie-nos um email!

ENTIDADES ENVOLVIDAS

Partilhar