António Procópio

SINOPSE: Neste workshop será feita uma abordagem à perspetiva olho de peixe de uma maneira informal através da observação direta. O método apresentado desenvolve a capacidade de ver e compreender o que está ao nosso redor. Trata-se de uma abordagem técnica de componente lúdica, onde os erros e a distorção são permitidos, fazendo parte da exploração do método. Esta formação é de caráter prático e experimental, acessível a todas as pessoas mesmo que não tenham conhecimentos de perspetiva. Numa primeira fase, haverá uma demonstração de abordagem à perspetiva e explicação sobre o método de trabalho. Em seguida, os formandos serão desafiados a desenhar usando o método explicitado. Serão também fornecidos elementos teóricos para que cada participante possa aprofundar posteriormente o tema.

CONTEÚDOS
1. Desenho de observação
2.Perspetiva informal
3. Perspetiva olho de peixe

MATERIAIS PARA O EXERCÍCIO PRÁTICO:
– Caderno de desenho A5 ou maior (ou folhas soltas).
– Materiais riscadores básicos como lápis de grafite, canetas de ponta fina (preto ou de outras cores), canetas tipo pincel, lápis de cor e/ou aguarelas.

António Procópio
Nasceu em Vila Viçosa, a 7 de maio de 1973. Vive em Mafra. Licenciado em Ensino é professor de artes na escola pública desde 1996. É também formador de professores, ilustrador e urbansketcher.
Como professor tem realizado vários trabalhos com os alunos na área do desenho de rua com o diário gráfico. Promove a utilização do desenho como ferramenta pedagógica nas formações de professores por si orientadas. Escreveu um manual escolar para a disciplina de Educação Artística e Tecnológica. Está associado aoprojeto TACCLE II Teachers’ Aids on Creating Content for Learning Environments.
Como ilustrador e Urbansketcher tem colaborado em várias publicações dos Urban Sketchers Portugal em livros como “Portugal pelos USKP”, “Porto pelos USKP”, “Lisboa pelos USKP” ou “Lojas tradicionais de Lisboa”. Realiza pinturas morais com Giz e pastel seco em restaurantes e espaços comerciais. Faz parte do grupo de desenhadores WeddingSketchers, desenhadores de casamentos. Participa regularmente em exposições individuais e coletivas. Participa nos encontros de desenho e de aguarelas promovidas pelos vários grupos de desenho e associações de aguarelistas de Portugal.
Para António Procópio desenhar é uma forma de estar na vida, uma maneira de ver o mundo e aprender. Desenhar é viajar!

António Procópio

Notas: 
Cada participante é responsável pelas suas condições tecnológicas de acesso à formação, podendo a organização ajudar naquilo que estiver ao seu alcance. A sua inscrição é individual e apenas será válida após efetuado o pagamento. Caso não se atinja o número mínimo de inscrições, a formação será cancelada e o valor pago será devolvido. Em caso de desistência da inscrição, por parte dos participantes, até 20 dias antes da data da formação será devolvido 40% do valor pago. No prazo inferior a 20 dias antes do dia da formação não será efetuado o reembolso de qualquer valor pago.


Pretende acolher esta formação na sua instituição? Envie-nos um email!

ENTIDADES ENVOLVIDAS

Partilhar