Curso de formação de Professores Acreditado pelo CCPFC
TÉCNICAS EXPERIMENTAIS PARA PRODUÇÃO ARTÍSTICA CONTEMPORÂNEA
Duração: 12 HORAS
Destinatárias/os: Professores dos grupos de recrutamento 240 e 600; outros professores e adultos interessados na área
Créditos de formação: Acreditado na área científica/área de docência dos professores dos grupos 240 e 600
Registo de Acreditação: CCPFC/ACC-109844/20
Formadora: Marta Ornelas
Acreditação: Centro de Formação Almada Negreiros
SINOPSE: Este curso tem como objectivos dotar os docentes de vocabulário específico da arte contemporânea e do conhecimento da obra de diversos artistas que permitam uma aproximação à arte contemporânea, incentivar a dinamização de produções artísticas contemporâneas como propostas multimodais de construção de conhecimento, explorar técnicas que possibilitem a produção artística contemporânea como processo de aprendizagem transversal a várias disciplinas e, também, motivar os docentes para conduzirem processos artísticos que impulsionem o pensamento crítico, ou seja, o questionamento, possibilitando o debate e a partilha, através de uma participação colaborativa.
METODOLOGIA:
O curso decorre em 3 sessões, que contemplam a apresentação de conteúdos sobre conceitos, artistas, técnicas e processos artísticos do domínio da arte contemporânea, bem como a realização de um trabalho prático colaborativo. As propostas de trabalho foram concebidas em parceria entre a Arte Central e o Serviço Educativo do Bairro dos Museus. Se as condições o permitirem, ocorrerá uma visita virtual online e em direto à Casa das Histórias Paula Rego, orientada pelo Serviço Educativo. Caso não seja possível, a exploração deste museu será realizada através dos recursos digitais concebidos pela Fundação D. Luís I. Haverá lugar a uma partilha do processo e do resultado do trabalho e serão fornecidos conteúdos digitais para consulta futura e replicação em sala de aula.
AVALIAÇÃO: Segundo o disposto regulamentar da carta circular CCPFC 1/2008, e o disposto no ponto 3 do art.º13º do RJFCP, considera-se um valor mínimo de 5 (mínimo para aprovação) e um máximo de 10, numa escala de 1 a 10. São objetos de avaliação a participação, o trabalho desenvolvido e o relatório final.
ENTIDADES ENVOLVIDAS:
Arte Central, Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual (APECV), Centro de Formação Almada Negreiros, Casa das Histórias Paula Rego / Fundação D. Luís I
Marta Ornelas
Marta Ornelas é professora há mais de 20 anos e dirige a Arte Central. Deu aulas no ensino Básico, Secundário e Superior. O seu interesse pela educação artística levou-a a especializar-se na Universidade de Barcelona, onde fez o Doutoramento em Artes e Educação. A sua atividade passa também pela formação de docentes (do pré-escolar ao secundário) e pela investigação académica. Os seus principais interesses de investigação prendem-se com a educação em museus, com a importância da educação artística e de que forma esta contribui para um mundo mais justo e sustentável. Participa frequentemente em congressos e outros encontros onde se partilha e se advoga sobre o que é realmente importante que as crianças e jovens aprendam em artes e de que forma é desejável praticá-lo. É autora de diversos artigos científicos e do livro “Museus e Escolas: as relações pedagógicas e o papel dos jovens” editado pela Direção-Geral do Património Cultural e pela Editora Caleidoscópio.

Pretende acolher um curso com esta temática na sua instituição? Envie-nos um email!