Arte Central

CURSO ONLINE

SINOPSE: A arte contemporânea é utilizada como forma de representação cultural e utiliza, muitas vezes, métodos, técnicas e suportes não convencionais. Trata-se de uma área em permanente desafio com o que é tradicional, interpretando e reinterpretando o mundo de forma aberta, permitindo o debate e o questionamento. A arte contemporânea encontra-se em constante desenvolvimento e produção e não se pode considerar um movimento artístico, mas sim uma variedade de manifestações, nas quais se multiplica o vocabulário utilizado, a uma velocidade significativa. Este curso pretende oferecer aos professores possibilidades de atualização, debate e experimentação sobre as visões contemporâneas da arte e as suas possíveis aplicações no território educativo.

METODOLOGIA: Todas as sessões são síncronas. O curso é sobretudo de vertente prática, com recurso a visitas virtuais a museus e centros de arte contemporânea, bem como à experimentação de diversos materiais, técnicas e processos artísticos que impulsionem o pensamento crítico. Em breve confirmaremos as instituições culturais que poderão trabalhar em parceria connosco.

MATERIAL NECESSÁRIO: Cada participante deve ter consigo um conjunto de materiais básicos, como riscadores coloridos, tintas, papéis, tesoura e cola. Caso não disponham de algum destes materiais, sintam-se à vontade para os substituir pelo que entenderem e tiverem à mão.

AVALIAÇÃO: Segundo o disposto regulamentar da carta circular CCPFC 1/2008, e o disposto no ponto 3 do art.º13º do RJFCP, considera-se um valor mínimo de 5 (mínimo para aprovação) e um máximo de 10, numa escala de 1 a 10. São objetos de avaliação a participação, o trabalho desenvolvido e o relatório final.

ENTIDADES ENVOLVIDAS: Arte Central, Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual (APECV), Centro de Formação Almada Negreiros.

NOTAS: Podem inscrever-se também docentes de outros grupos de recrutamento e outras pessoas interessadas, contudo, os créditos serão atribuídos apenas a docentes indicados no grupo de destinatários, recebendo os restantes um certificado de participação. Cada participante é responsável pelas suas condições tecnológicas de acesso ao curso, podendo a organização ajudar naquilo que estiver ao seu alcance. Após a sua inscrição, aguarde o contacto via email para efetuar o pagamento do curso. A sua inscrição é individual e apenas será válida depois da confirmação por parte da organização. O curso realiza-se com um número mínimo de 10 inscrições. Caso não se atinja o número mínimo, o curso será cancelado e as inscrições pagas serão devolvidas. O prazo de desistência da inscrição, por parte das/os formandas/os, com devolução total do valor pago, é de 20 dias antes da data de início do mesmo. Entre 19 e 15 dias antes do dia de início do curso será devolvido 40% do valor da inscrição. No prazo inferior a 15 dias antes do dia de início do curso não será efectuado o reembolso de qualquer valor da inscrição. O desconto para pessoas associadas da APECV só é aplicado mediante as quotas em dia.

A inscrição só é garantida após o envio do comprovativo de pagamento para apecv@apecv.pt


Pretende acolher este curso na sua instituição? Envie-nos um email!

Acreditação CCPFC

Curso de formação acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, do Ministério da Educação

PARCERIAS

Partilhar