SINOPSE: A arte contemporânea é utilizada como forma de representação cultural e utiliza, muitas vezes, métodos, técnicas e suportes não convencionais. Trata-se de uma área em permanente desafio com o que é tradicional, interpretando e reinterpretando o mundo de forma aberta, permitindo o debate e o questionamento. A arte contemporânea encontra-se em constante desenvolvimento e produção e não se pode considerar um movimento artístico, mas sim uma variedade de manifestações, nas quais se multiplica o vocabulário utilizado, a uma velocidade significativa. Este curso pretende oferecer aos professores possibilidades de atualização, debate e experimentação sobre as visões contemporâneas da arte e as suas possíveis aplicações no território educativo.

METODOLOGIA: O curso é sobretudo de vertente prática, com recurso a visitas virtuais a museus e centros de arte contemporânea, bem como à experimentação de diversos materiais, técnicas e processos artísticos que impulsionem o pensamento crítico. 

MATERIAL NECESSÁRIO: Cada participante deve ter consigo um conjunto de materiais básicos, como riscadores coloridos, tintas, papéis, tesoura e cola. Caso não disponham de algum destes materiais, sintam-se à vontade para os substituir pelo que entenderem e tiverem à mão.

AVALIAÇÃO: Segundo o disposto regulamentar da carta circular CCPFC 1/2008, e o disposto no ponto 3 do art.º13º do RJFCP, considera-se um valor mínimo de 5 (mínimo para aprovação) e um máximo de 10, numa escala de 1 a 10. São objetos de avaliação a participação, o trabalho desenvolvido e o relatório final.

ENTIDADES ENVOLVIDAS: Arte Central, Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual (APECV), Centro de Formação Almada Negreiros e Culturgest.

Marta Ornelas
Marta Ornelas é professora há mais de 20 anos e dirige a Arte Central. Deu aulas no ensino Básico, Secundário e Superior. O seu interesse pela educação artística levou-a a especializar-se na Universidade de Barcelona, onde fez o Doutoramento em Artes e Educação. A sua atividade passa também pela formação de docentes (do pré-escolar ao secundário) e pela investigação académica. Os seus principais interesses de investigação prendem-se com a educação em museus, com a importância da educação artística e de que forma esta contribui para um mundo mais justo e sustentável. Participa frequentemente em congressos e outros encontros onde se partilha e se advoga sobre o que é realmente importante que as crianças e jovens aprendam em artes e de que forma é desejável praticá-lo. É autora de diversos artigos científicos e do livro “Museus e Escolas: as relações pedagógicas e o papel dos jovens” editado pela Direção-Geral do Património Cultural e pela Editora Caleidoscópio.

Marta Ornelas - Arte Central

Pretende acolher um curso com esta temática na sua instituição? Envie-nos um email!

Acreditação CCPFC

Curso de formação acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, do Ministério da Educação

PARCERIAS

Partilhar