NATAL EM POSTAIS POP-UP workshop online com José Alberto Rodrigues
Arte Central

O NATAL, uma época do ano tão especial, merece algo de diferente, concordam? Nestes tempos de pandemia, mesmo sem confinamento total, ficar em casa é palavra de ordem para não corrermos riscos em ficar doentes com a COVID-19.
Uma forma diferente de passar uma tarde é precisamente descobrirmos o mundo encantado e mágico dos livros Pop-Up e aprendermos a construir alguns postais de Natal para, até quem sabe, enviarmos aos familiares e amigos. Postais diferentes e que certamente vão surpreender quantos os recebam!

Para este workshop é INDISPENSÁVEL que os participantes estejam habituados a trabalhar com tesoura e x-ato. É ainda IMPRESCINDÍVEL que tenham preparado para a sessão os seguintes materiais: base de corte, tesoura, x-ato ou bisturi, régua (metálica, de preferência), lápis, borracha, clipes (para vincar) e cartolinas de cores diversas.

NOTA IMPORTANTE: o formador enviará antecipadamente o Guião de Trabalho do Workshop onde se dá as instruções de trabalho e materiais indispensáveis para o curso e que devem ser antecipadamente preparados pelos participantes. Os modelos de postais a construir na sessão, adaptados de autores e engenheiros do papel bem conhecidos, necessitam de prévia preparação como impressão, recorte de molde e tracagem em cartolinas para posterior montagem dos postais. Essas indicações serão enviadas por ficheiro pdf a todos os participantes inscritos com cerca de 8 dias de antecedência.

Ação de Curta Duração (ACD) – acreditada para professores dos grupos de recrutamento 240, 530 e 600
A ação tem como objetivo dotar os professores de conhecimentos técnicos da linguagem dos livros Pop-Up que lhes permitam aplicá-los em projetos simples nas suas aulas, nomeadamente com vista à participação no concurso de postais “Direitos da Criança em Cidadania e Igualdade: Direitos da Criança em Pop-Up”, um concurso direcionado às escolas de todo o país, organizado pela Arte Central e pelo Up Up Pop-Up e do qual o CFAE Avcoa é parceiro.
Nesta ação, a abordagem às técnicas Pop-Up é feita a partir do tema do Natal, visto estarmos em época de celebração do mesmo, potenciando a realização desta atividade temática nas aulas.

NOTAS: Podem inscrever-se também docentes de outros grupos de recrutamento e outras pessoas interessadas, contudo, os créditos serão atribuídos apenas a docentes indicados no grupo de destinatários, recebendo os restantes um certificado de participação. Cada participante é responsável pelas suas condições tecnológicas de acesso ao curso, podendo a organização ajudar naquilo que estiver ao seu alcance. Após a sua inscrição, aguarde o contacto via email para efetuar o pagamento do curso. A sua inscrição é individual e apenas será válida depois da confirmação por parte da organização. Caso não se atinja o número mínimo de inscrições , o curso será cancelado e as inscrições pagas serão devolvidas. O prazo de desistência da inscrição, por parte das/os formandas/os, com devolução total do valor pago, é de 20 dias antes da data de início do mesmo. Entre 19 e 15 dias antes do dia de início do curso será devolvido 40% do valor da inscrição. No prazo inferior a 15 dias antes do dia de início do curso não será efectuado o reembolso de qualquer valor da inscrição.

José Alberto Rodrigues é professor da área de Artes e Tecnologias. Apesar de ser entusiasta dos livros pop-up, apenas começou a colecioná-los há cerca de 10 ou 12 anos atrás. Numa primeira fase, comprando-os apenas para fruição pessoal e gosto e, mais tarde, para os colecionar e assim poder expô-los e realizar um conjunto mais vasto de atividades, como oficinas, apresentações, seminários e conferências, para todas as idades. Para além desta vertente, tem experiência de 20 anos enquanto formador e já foi docente do ensino superior. Também se inclui no seu percurso a realização do Mestrado e Doutoramento em Multimédia em Educação. Outra das suas paixões é o cinema e muito em particular o cinema de animação, tendo estado cerca de 20 anos na comissão organizadora do CINANIMA e ter sido o seu Coordenador do Serviço Educativo. Nesta área é agora consultor pedagógico do Cinema Sem Conflitos.

ENTIDADES ENVOLVIDAS