ZBIRIGUIDÓFILO E OUTRAS BIZARRIAS - Arte Central

SINOPSE: “-Viste o Zbiriguidófilo? Não, eu não.” Imagina o que é andar à procura do Zbiriguidófilo do Pitum Keil do Amaral: abstrato, ambíguo, fugidio. E se pedíssemos ao Ferreira Gullar, aquele do livro das Zoologias (ou das Bizarrias)!? Sim, lá estão os seres mais estranhos que existem e que ainda nem existem. Vamos à poesia, à prosa, às cores e formas juntar, para o Zbiriguidófilo encontrar! Da magia das palavras imaginamos novas formas e da magia das formas construímos novas palavras, ditas e escritas, porque entre a linguagem visual e verbal os signos flutuam sem fronteiras. E agora, muito a sério: a combinação de recursos semióticos desbloqueia e potencia os processos criativos.

CONTEÚDOS

  1. Animação leitora e produção plástica – territórios comunicantes
  2. Personagem e Persona no processo de arte-comunicação 
  3. Processos criativos – do acidental ao intencional na arte 
  4. Estética do neoconcretismo – construção e desconstrução como processo criativo
  5. Linguagens artísticas integradas e vivências multissensoriais 
  6. Técnicas e materiais de produção – o papel como matéria prima

MATERIAIS PARA O EXERCÍCIO PRÁTICO:
– Recolha de papéis (pedaços ou restos de diversos tipos, tamanhos, texturas, cores, gramagens, etc.)
– Tesoura e cola (universal líquida ou cola branca)
– 2 cartolinas A4 (cores diferentes)
– Telemóvel (para fotografar) 

Filipa Machado Rodrigues
Investigadora integrada no CIEBA – Centro de Investigação e Estudos em Belas Artes e Investigadora colaboradora no CIIS – Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde, Universidade Católica de Lisboa. Doutorada em Educação Artística pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa, é atualmente docente no Instituto Politécnico de Leiria (ESECS) e frequenta o último ano do doutoramento em Ciências da Cognição e Linguagem, com participação nos Encontros Mente, Cérebro e Educação. Professora de Educação Visual e Tecnológica pela ESEP, Politécnico do Porto, com profissionalização em Educação Especial (grupos 910 e 920), formação pós-graduada em Arts, Craft & Design pela Universidade de Surrey e na Abordagem Snoezelen pelo ISNA – International Snoezelen Association. Professora desde 1998 com experiência multidisciplinar em diversos níveis de ensino e na formação contínua de Professores e Educadores. Associada da APECV – Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual.

Filipa Machado Rodrigues

Notas: 
Cada participante é responsável pelas suas condições tecnológicas de acesso à formação, podendo a organização ajudar naquilo que estiver ao seu alcance. A sua inscrição é individual e apenas será válida após efetuado o pagamento. Caso não se atinja o número mínimo de inscrições, a formação será cancelada e o valor pago será devolvido. Em caso de desistência da inscrição, por parte dos participantes, até 20 dias antes da data da formação será devolvido 40% do valor pago. No prazo inferior a 20 dias antes do dia da formação não será efetuado o reembolso de qualquer valor pago.


Pretende acolher esta formação na sua instituição? Envie-nos um email!

ENTIDADES ENVOLVIDAS

Partilhar