COMUNICADO|13 MARÇO 2020
– ADIAMENTO DA DATA DE ENTREGA DOS TRABALHOS A CONCURSO –
A Arte Central e o Up Up Pop-Up, organizadores e promotores do Concurso Nacional DIREITOS DA CRIANÇA EM CIDADANIA E IGUALDADE – Os Direitos da Criança em Pop-Up,reuniram de emergência no dia 13 de março de 2020, em virtude da pandemia decretada pela OMS, do encerramento de escolas em Portugal a partir de dia 16 de março e a consequente atualização dos diversos Planos de Contingência e do Estado de Alerta comunicado/decretado pelo Governo Português, devido ao COVID-19.
Considerando todos estes condicionalismos, a comissão organizadora deste concurso não poderia deixar de ter em consideração as fortes consequências e implicações que isso acarretaria no normal desenvolvimento dos trabalhos nas escolas, por alunos e professores, e que pretendiam concorrer ao nosso concurso.
Assim, a comissão organizadora do Concurso Nacional DIREITOS DA CRIANÇA EM CIDADANIA E IGUALDADE – Os Direitos da Criança em Pop-Up, deliberou, por UNANIMIDADE, não cancelar o concurso, MAS ADIAR O SEU CALENDÁRIO proposto, constante do regulamento oficial. Neste contexto, informa-se que:
– A data limite de entrega ou submissão dos projetos (presencialmente ou por correio) para a ser o DIA 1 de JUNHO de 2020. Assim, todos quantos já realizaram a pré-inscrição no concurso ou que, mesmo que ainda não a tivessem feito, estivessem a trabalhar no desenvolvimento dos projetos com os seus alunos, devem ignorar a data limite de envio dos trabalhos que constava do regulamento (30 de ABRIL) e apontar a NOVA DATA LIMITE: 1 de JUNHO de 2020.
– Considerando-se todos os condicionalismos decorrentes da atual situação que o país vive, a alteração desta data permitirá o expectável regresso à normalidade e possibilidade de concussão dos projetos. A comissão organizadora do concurso julga ser esta a melhor opção, permitindo o regresso das normais atividades letivas e finalização dos trabalhos e projetos que estão a ser desenvolvidos.
– Face a esta alteração, a ser também comunicada aos nossos embaixadores nas regiões autónomas e a todos quantos são parceiros e apoiam e patrocinam esta iniciativa, haverá um inevitável atraso na chegada dos trabalhos e o adiamento da(s) reunião(ões) do júri do concurso que poderão acontecer no final do mês de junho ou mesmo julho de 2020. Neste contexto e cenário, o mais provável é no final do mês de junho ou no mês de julho sejam anunciados os premiados do concurso e a sessão solene de entrega de prémios e inauguração da exposição dos trabalhos vencedores ocorra em setembro de 2020, na abertura do novo ano letivo de 2020/2021.
Na certeza de que estamos a tomar a atitude mais certa e a ter o comportamento adequado às atuais circunstâncias que se vivem a nível global, acreditamos, também, que todos juntos, com atitudes responsáveis e sábias, ultrapassaremos em breve em fase menos positiva. Continuamos à espera dos vossos trabalhos e projetos, apenas adiamos a data de entrega dos trabalhos/projetos que estão a desenvolver, dando o tempo necessário para a realização dos mesmos.
13 de março de 2020
Os Organizadores do Concurso