O QUE FAZEMOS

Levamos a educação artística às escolas, museus e outras instituições. Concebemos e dinamizamos workshops com enfoque nas artes visuais, bem como formação de professores acreditada e cursos livres para docentes e outros públicos interessados. Movemo-nos com os seguintes objetivos:

  • proporcionar o contacto com o campo das artes visuais, sobretudo da arte moderna e contemporânea;
  • impulsionar a produção artística, quer por crianças e jovens em idade escolar, quer por adultos;
  • demonstrar que as artes visuais são transversais a todas as áreas do conhecimento;
  • divulgar o trabalho de artistas mulheres e da arte portuguesa, valorizando o património local;
  • trabalhar com a arte contemporânea em prol da sensibilização para situações e problemas reais do quotidiano;
  • viabilizar momentos para a criação artística, com base na indagação, experimentação, colaboração, debate e partilha;
  • contribuir para a formação contínua de docentes e educadoras/es, através da integração dos seus saberes, fomentando o pensamento questionador e a produção artística.

COMO TRABALHAMOS

Vamos às escolas e aos espaços culturais trabalhar diretamente com os docentes, estudantes e restante público. Levamos todo o material necessário e ativamos momentos de construção de conhecimento, convívio relacional e produção artística.


QUEM SOMOS

Marta Ornelas

Investigadora no CIEBA – Centro de Investigação e Estudos em Belas Artes. Doutorada em Educação Artística pela Universidade de Barcelona. Mestre em Museologia e Património pela Universidade Nova de Lisboa. Licenciada em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas Artes de Lisboa. Professora com mais de 15 anos de experiência no ensino Básico, Secundário e Superior, profissionalizada pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Lisboa. Membro da Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual e da Rede Ibero-Americana de Educação Artística.

Marta Ornelas - Arte Central

Susana Gameiro

Doutoranda em Design na Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa. Membro do Centro de Investigação CIAUD – Centro de Investigação em Arquitetura Urbanismo e Design. Mestre em Ensino de Artes Visuais para o Ensino Básico e Secundário, Mestre em Museologia, Licenciada em Design de Equipamento e Espaço pela Universidade Lusófona. Tem mais de 20 anos de docência no Ensino Superior na área do Design e no Ensino Básico e Secundário na área da Educação Visual. Organizou e participou em inúmeros projetos pedagógicos com instituições e empresas.

Susana Gameiro

COLABORADORES

Catarina Casca Aleluia

Nasce em Lisboa, vive e trabalha no concelho de Cascais. É licenciada em Artes Plásticas-Pintura (FBAUL, 2008) e mestre em Pintura na vertente de Arte Pública (FBAUL, 2012). É bolseira de investigação por mérito, na área da cerâmica, vidro e mosaico (2008-2009 FBAUL e FCT).
Atualmente é doutoranda em Belas-Artes (FBAUL, desde 2017) na especialidade de Pintura, na vertente da prática contemporânea do mosaico e intervenção no espaço público. Pertence ao Centro de Investigação em Belas-Artes (CIEBA, 2018).
Participa regularmente em exposições de Artes Plásticas (2005-2017), e já foi premiada pelo Museu Jorge Vieira – Galeria Aberta (2009). O seu trabalho contempla as áreas da pintura, do mosaico (azulejo, vidro e cerâmica) e da construção de livros de artista (vertente pedagógica e objetos de autor). A área de investigação propõe tratar o conceito de «obra de arte tocável» no espaço público ou no espaço de museu, através da exploração (prática e teórica) sobre o uso do mosaico (e outras matérias), em prol da vivência e democratização do «objeto-pitura» e, consequentemente, dos espaços expositivos.
A par do percurso artístico, participa em projetos pedagógicos com museus e outras instituições, no âmbito da mediação artística e cultural, e educação pela arte para públicos diversificados. A sua experiência estende-se à conceção e orientação de ateliers teórico-práticos (na área das artes visuais), formações sobre mediação e educação em contexto não formal (museus), e construção de objetos pedagógicos (para públicos diferenciados). O trabalho junto dos públicos contribui e relaciona-se com o seu trabalho de investigação académica e prática artística, no estudo mais aprofundado sobre o impacto do conceito de «obra de arte» em contextos museológicos e/ou de exterior, e a participação (ou ausência dela) do público na definição deste conceito.
Atualmente coordena o Programa Envolve-te, do Serviço Cultural e Educativo do Bairro dos Museus (desde 2015, pela Fundação D. Luís I/Câmara Municipal de Cascais).

Catarina Aleluia

Daniela Mascarenhas

Professora da Área Sociocultural no Ensino Profissional. Pós-graduada em Teatro e Comunidade pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Professora profissionalizada de Português no Ensino Básico e Secundário. Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, em Estudos Portugueses, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Foi gerente e diretora pedagógica de um Colégio com valências de Creche, Jardim de Infância, 1º Ciclo e ATL.
Colaborou em projetos de educação artística e ambiental no Zoo de Lisboa e em associações de Pedagogia Waldorf. Fez Teatro amador e coordenou grupos de Teatro em contexto escolar. Trabalhou em Teatro e Comunidade com crianças e jovens em projetos de inclusão social.

Daniela Mascarenhas colaboradora Arte Central

José Alberto Rodrigues

é professor da área de Artes e Tecnologias. Apesar de ser entusiasta dos livros pop-up, apenas começou a colecioná-los há cerca de 10 ou 12 anos atrás. Numa primeira fase, comprando-os apenas para fruição pessoal e gosto e, mais tarde, para os colecionar e assim poder expô-los e realizar um conjunto mais vasto de atividades, como oficinas, apresentações, seminários e conferências, para todas as idades. Para além desta vertente, tem experiência de 20 anos enquanto formador e já foi docente do ensino superior. Também se inclui no seu percurso a realização do Mestrado e Doutoramento em Multimédia em Educação. Outra das suas paixões é o cinema e muito em particular o cinema de animação, tendo estado cerca de 20 anos na comissão organizadora do CINANIMA e ter sido o seu Coordenador do Serviço Educativo. Nesta área é agora consultor pedagógico do Cinema Sem Conflitos.

José Alberto Rodrigues - Arte Central

Paula Moura Loureiro

Curso de Desenho da SNBA, Arqª do Design – UTL, Pós graduação em Ensino Artístico, Presidente da Direcção da ZOOMTalentos.
Desde sempre percebeu que a criatividade é a ferramenta que facilita os processos, quer eles sejam artísticos ou não. Como é uma ferramenta inata, mas que também pode ser aperfeiçoada, deve por isso ser trabalhada. Criou o projeto “Afinal, eu sei desenhar!” porque confia que o desenho pode facilitar esses processos de aprendizagem e que toda a gente sabe desenhar, bastando apenas voltar a aprender a “ver”. A melhor forma de o fazer é conhecendo-se melhor e entendendo como é que essa ferramenta do desenho nos assenta, para melhor a manejarmos. Acredita que ao disponibilizarmo-nos para este tipo de momentos podermos mudar de forma efetiva, a maneira como nos vemos como potenciais criadores e através da experimentação coletiva e cooperativa e da partilha de momentos como este, esse empoderamento facilite também a qualidade das relações connosco e com os outros. Acredita que a magia acontece quando voltamos a experimentar o desenho de forma orientada e com essa intenção de o usar como ferramenta de expressão criativa.

Paula Moura Loureiro - Colaboradora Arte Central

Priscilla Ballarin

Priscilla Ballarin (1978 – São Paulo, Brasil) é artista visual licenciada em Artes Plásticas pela Universidade de São Paulo.
Foi fundadora e arte-educadora do Atelier Amar.é.linha entre 2010 e 2014. Desde 2012, participa do coletivo Desejos Urbanos, criando intervenções poéticas em espaços públicos para provocar vivências mais afetivas entre o habitante e a cidade. Em 2017 publicou seu primeiro livro ilustrado em parceria com Edith Chacon Era uma vez outra vez pela Edições Barbatana. Deste encontro nasceram mais dois livros: (Des)Apontado pelas Editora Amelí e Na Casa Deles, publicado de forma independente. Foi editora e designer da Linguará: uma revista pela língua portuguesa entre 2018 e 2020. É designer do Gerador, fazedora de livros e investigadora das diferentes possibilidades do bordado em papel. Vive entre Lisboa e São Paulo, onde pinta, borda e costura mundos tão diferentes e tão próximos.

Priscilla Ballarin

Susana Matos

Susana Matos nasceu em Lisboa, onde vive e trabalha. Depois de fazer muitos desenhos e pinturas decidiu ser professora de Educação Visual e neste momento, divide o seu tempo entre a tranquilidade da ilustração e a agitação do ensino, indo encontrar o equilíbrio entre estes dois mundos que se completam. Recebeu alguns prémios, nomeações e menções honrosas. O primeiro foi o Prémio Matilde Rosa Araújo de Ilustração pela Câmara Municipal da Trofa, em 2012 e outros se seguiram, como Menção Especial no XI Prémio Internacional de Compostela para Álbuns Ilustrados, em 2018. Ilustrou uma dezena de livros, quase todos para a infância.


Vasco Parracho

Vasco Parracho nasceu em 1980 em Lisboa, a banda desenhada desde muito cedo que o acompanha, tendo aos quinze anos vencido o concurso de B.D. da Rádio Marginal intitulado “Iron Maiden” .Licenciou-se em Pintura pela FBAUL em 2004 e é ilustrador profissional desde 2005, tendo trabalhado para marcas como o Jornal “Record”, “RTP2”, “Teleperformance”, “Companhia de ideias”,  “OMdesign” ou “Lobby Productions”. Em 2004 concluiu o curso de banda desenhada no CITEN na Fundação Calouste GUlbenkian, em 2009 foi um dos representantes portugueses da editora ASA no festival internacional de Angoulême. Publicou pela primeira vez em 2012,  o livro “Era uma vez um Nariz”,  ilustrando o texto  de Joaquim Semeano, vencedor do prémio Maria Rosa Colaço  de  2011. Realizou em 2015 a banda desenhada “As nossa escolas têm nome” promovida pela Junta de Freguesia da Penha de França e é desde 2018, coordenador e autor do Fanzine  de Banda desenhada “A António Arroio” financiado pelo Plano Nacional de Leitura. Atualmente  concilia projetos de banda desenhada e  de ilustração com o ensino, sendo professor de Artes Visuais na Escola Artística António Arroio.

Vasco Parracho

OS NOSSOS PARCEIROS

OS NOSSOS PARCEIROS


OS NOSSOS PATROCÍNIOS

Skills

Development
Design
Marketing
App & iOS

Clients

Partilhar