O nosso compromisso com a excelência educativa não seria possível sem estas pessoas dedicadas e que vão na vanguarda do caminho. A todas elas dirigimos um enorme agradecimento.
O impacto na educação artística é difícil de medir, leva tempo e é complexo, depende de muitos fatores. Contudo, temos a certeza a absoluta de que haverá um impacto positivo na educação artística depois destas pessoas terem passado pela vida de tantos docentes. A Arte Central orgulha-se de as ter convidado a fazerem parte deste projeto que tem o foco na transformação da escola a partir das artes.
⭐ ANTÓNIO PROCÓPIO (Urbansketchers): Especialista em desenho rápido expressivo, diários gráficos e livros de artista. Urbansketcher, acredita que desenhar desenhar é uma forma de estar na vida, uma maneira de ver o mundo e aprender. Põe toda a gente a desenhar!
⭐ FILIPA RODRIGUES (Instituto Politécnico de Leiria): Especialista em educação artística e abordagens inclusivas com jovens com necessidades específicas. Investigadora académica, tem uma consistência teórica ímpar na sua área de atuação. Ninguém fica indiferente ao seu conhecimento e empatia!
⭐ CATARINA ALELUIA (Bairro dos Museus, Fundação D. Luís I – Cascais): Especialista em mediação cultural e acolhimento a escolas e a docentes em espaços de exposição de arte contemporânea. Dedica-se a cada grupo de forma exemplar, personalizando a experiência de cada visita. Sorrindo, sempre!
⭐ JOSÉ ALBERTO RODRIGUES (Up-up Pop-up): Especialista em Pop-Up – livros, postais e tudo o mais que possam imaginar na engenharia do papel. Insistente na procura pelas novidades, traz-nos o seu conhecimento e experiência, viciando alguns docentes que já não nos largam. No bom sentido, claro!
⭐ SUSANA MATOS (Freelancer): Especialista em ilustração, com prémios e tudo! Apaixonada pelos livros para a infância, ilustrou mais de uma dezena. A simpatia e a capacidade de transmitir conhecimento resulta no desenvolvimento de competências criativas por parte dos docentes. Afinal não é difícil ilustrar!
⭐ NAJLA LEROY (Universidade do Minho): Especialista em métodos de impressão artística manual. Consegue descobrir o potencial de materiais inusitados como materiais de arte. A sustentabilidade é uma característica indispensável nas suas formações. O futuro (que somos nós e quem virá a seguir) agradece!
⭐ MARTA ORNELAS (CIEBA – Centro de Investigação e Estudos em Belas Artes): Especialista em educação artística na relação da escola com os museus de arte contemporânea. Crente no poder da pedagogia para uma sociedade mais justa, luta pela dignificação das artes na escola. O caminho para uma cidadania ativa e informada é este!
⭐ RICARDO CAMPOS (Olhos de Gigante): Especialista na requisição do corpo para as artes visuais. Movimento, atitude e entrega são matérias sempre presentes nas suas propostas de educação artística. Investigador, artista, ator, performer e educador procura que o sensorial entre na escola. Com o corpo todo!
⭐ FABRÍCIA VALENTE (Curadora independente. Museu Coleção Berardo e MAAT): Especialista em arte contemporânea e mediação cultural. De uma competência irrepreensível e com excelentes capacidades comunicativas, torna fácil a compreensão da arte contemporânea a qualquer docente. O medo deste tema “difícil”, aqui fica de lado!
⭐ PAULA LOUREIRO (Zoom Talentos): Especialista na defesa de uma visão holística do que é ser docente. Do bem-estar físico, ao conforto mental, e com uma relação profunda com a natureza, a Paula ajuda os docentes a sentirem-se bem consigo próprios. Este é o primeiro passo para uma docência feliz!
⭐ SEGNI MOSSI (Simona Lobefaro e Alessandro Lumare): Especialistas na relação entre artes visuais e dança, proporcionam experiências inesquecíveis de uma educação artística inovadora e transformadora. Com o corpo nas artes e as artes no corpo, são estrelas internacionais. A formação em Leiria ficará no nosso coração para sempre!
⭐ PRISCILLA BALLARIN (Amar.é.linha e Desejos Urbanos): Especialista em ilustração e design editorial. Apaixonada pelo livro-objeto, proporciona experiências únicas de relação com o conceito de livro, ajudando os docentes a criarem os seus próprios livros artísticos como recursos de trabalho. Os resultados são surpreendentes!
⭐ PAULO GALINDRO: Especialista em ilustração, com histórias contadas visualmente de maneira inesquecível, vive intensamente o seu trabalho com uma paixão avassaladora. Gosta de dizer que é astronauta em part-time e admiramos-lhe essa franqueza. Arrasta multidões, ninguém resiste!
⭐ COLECTIVO FACA (Andreia Coutinho e Maribel Sobreira): Especialistas em mediação cultural, a Maribel e a Andreia nunca deixam ninguém igual depois de uma visita. Desenvolvem um trabalho profundamente necessário e questionador do mundo em que vivemos. Um trabalho ativista pelos direitos humanos e pela justiça social!
⭐ PATRÍCIA TRINDADE (Museu Coleção Berardo): Especialista em mediação cultural com crianças em torno da arte contemporânea. Propõe, ajusta, completa, escuta e faz. Dedicação, sensibilidade e competência são qualidades que a caracterizam. Vamos continuar a desafiá-la nas nossas propostas!
⭐ CRISTINA GAMEIRO (Museu Coleção Berardo): Especialista em serviço educativo e curadoria em arte contemporânea. Lidera equipas, coordena pessoas, faz tudo de forma exemplar para que as coisas funcionem com o máximo profissionalismo. Já escreveu uma coleção de histórias de arte para crianças. Um verdadeiro amor à camisola!
⭐ SUSANA RANGEL (Amarelo Van Gogh: Educação e Arte): Especialista em arte-educação e nas abordagens à arte contemporânea com crianças. A paixão com que desenvolve o seu trabalho está profundamente ligada à teorização, absolutamente necessária, que defende para a pedagogia. É uma referência para nós!
⭐ DAVID A. CARTER: Especialista em engenharia do papel. Já editou uma quantidade incrível de livros pop-up. Explorador constante das possibilidades do papel, está sempre disposto a desafiar-se e ir mais além. Os seus livros encantam e apelam à ilusão. Com ele aprendemos como se faz magia!
⭐ OS ESPACIALISTAS: Especialistas em espaço (está mesmo a dizer!). A profundidade de pensamento com que concebem as suas atividades resulta em autênticas metáforas onde nada, mas mesmo nada é deixado ao acaso. Arquitetura e corpo são abordados em constante questionamento, com seriedade, ironia e humor. Saímos sempre de uma formação com um enorme deslumbramento!
⭐ GÉRARD LO MONACO: Especialista em engenharia do papel. Para que o conhecimento não se perca, promove frequentemente encontros com crianças, jovens e adultos e, claro, maravilha-os com o seu trabalho. Reconhecido internacionalmente, levou trabalhos das nossas formações para a sua exposição em Paris. Um reconhecimento ímpar para nós, aliado à sua imensa simpatia!
⭐ MARGARIDA RAMOS (Museu da Água da EPAL): Especialista em serviço educativo em relação com as artes. A sustentabilidade é o mote que carrega para que o nosso planeta possa perdurar mais no tempo. Simpatia, empatia e conhecimento, são as qualidades que lhe reconhecemos. E uma entrega muito dedicada às escolas!
⭐ ÂNGELA SALDANHA (Universidade do Porto): Especialista em artes e em educação artística. Professora, artista e investigadora, explora abordagens inovadoras precisamente com estas três facetas, que muitas vezes não são fáceis de conjugar. Procura constantemente conhecimento, para melhor chegar aos docentes!
⭐ ANDREIA SÁ (Escola Artística António Arroio): Especialista em arte contemporânea, têxtil e performance. Promotora do pensamento crítico através do Têxtil como linguagem plástica, explora a potência das metáforas na criação artística. Conceptualizar e teorizar são palavras imprescindíveis nas suas formações práticas. Estamos juntas!
No nosso encontro “Humanizar a Escola: contributo das pedagogias alternativas para o ensino na escola pública”, em fevereiro passado, pessoas extraordinariamente dedicadas partilharam de forma generosa o seu conhecimento e prática dos temas que dominam de forma muito experiente:
⭐ ANA MESQUITA (Projeto Kalambaka): Especialista na abordagem Reggio Emilia, defende uma aprendizagem na qual a criança seja capaz de construir significado através das suas experiências, num lugar onde a teoria vem da prática, onde a reflexão é uma constante, e onde o sujeito é protagonista.
⭐ SARA GOMES (Projeto EducaSão): Especialista em pedagogia Waldorf, defende a educação na correlação da cabeça, do coração e das mãos, aliadas a uma estreita ligação com a Natureza, com a família e com as artes, para o desenvolvimento integral das crianças e dos jovens.
⭐ MARIA SOUSA (Jardim da Descoberta): Especialista no método Montessori, defende uma educação com o foco na Paz e nos valores de tolerância e cooperação, que são construídos pelas crianças, em relação, descobrindo aquilo que é único em cada uma delas.
Na Conferência “Educação e Património”, que ocorreu a a 26 e 27 de maio de 2023, pessoas especialistas em educação e museus colaboraram num um encontro memorável onde foi possível repensar a relação entre a escola e os espaços culturais, os seus objetivos e o futuro de práticas educativas e artísticas. Este encontro constituiu-se também num curso de formação acreditada para docentes. A conferência foi organizada pela Direção-Geral do Património Cultural e acolhida pelo Museu Nacional dos Coches, no âmbito da Bienal do Plano Nacional das Artes. A Arte Central foi a produtora e contou com o apoio do Centro de Formação CFATEXXI, das marcas Faber-Castell e Fabriano.
⭐ LEENA HANNULA (Urajarvi Mansion House, Finlândia) colocou a plateia a pensar sobre a quem interessa o património cultural e como podemos encontrar um equilíbrio entre a educação artística, a cultura museológica e os interesses locais. Relatou experiências em museus com crianças e jovens e focou recomendações para que os museus utilizem expressões mais neutras, respeitando a identidade de género.
⭐ ALICE SEMEDO (Faculdade de Letras da Universidade do Porto) apresentou um estudo sobre a perspetiva que os museus têm das escolas e vice-versa, concluindo que ambas não são coincidentes: enquanto os museus se veem como lugares de discussão, experiência estética, criatividade, inclusão, identidade, felicidade e bem-estar, os professores veem os museus como lugar de arquivo, informação e conhecimento. Transformações precisam-se e para isso precisamos de mais e melhor investigação e de uma ressignificação do museu.
⭐ CATARINA MOURA (Museu Nacional de Arte Contemporânea) contou-nos como foi, desde a génese do Serviço Educativo que fundou, no MNAC, em 1994, defendendo que o Serviço Educativo tem por missão convocar e aceitar todas as pessoas, sem preconceitos. Criou os Projetos Continuados há 30 anos atrás, processos educativos de longa duração, transversais em conteúdos e temáticas.
⭐ MÁRIO ANTAS (Museu Nacional dos Coches) defendeu o museu como um espaço educativo e de descoberta e um agente de transformação. Falou-nos do projeto Museu Inclusivo e Solidário, que promove a igualdade, a inclusão e o acesso à cultura através da educação e do património, chamando ao palco três pessoas intervenientes no projeto e que falaram a partir das suas experiências.
⭐ OLAIA FONTAL (Universidade de Valladolid, Espanha) falou-nos sobre o acesso ao património cultural como um direito fundamental e o facto de este não ser um objeto, mas sim algo com o qual se pode estabelecer um vínculo. O património é a relação entre bens e pessoas e entre pessoas e pessoas. Cada ser humano decide o valor de determinado bem em determinado momento.
⭐ PATRÍCIA ROQUE MARTINS (Universidade Nova de Lisboa) mostrou-nos como é ainda pejorativo o vocabulário científico que identifica pessoas com deficiência, criando estereótipos negativos. A deficiência sempre fez parte da diversidade humana e todos nós temos a responsabilidade de alterar o seu significado social, derrubando barreiras preconceituosas.
⭐ INÊS FIALHO BRANDÃO (Museu Calouste Gulbenkian) defendeu a valorização do conhecimento e do rigor, numa perspetiva de desenvolvimento da capacidade de pensamento crítico, do qual decorrem depois todas as experiências emotivas. Os museus devem ser os motores da defesa de uma cultura democrática, trabalhando com a escola de forma colaborativa e continuada.
⭐ PAULO PIRES DO VALE (Plano Nacional das Artes) desafiou-nos a enfrentar o património como uma aventura, em lugar de um território já desbravado, mapeado e seguro. Assim, esta seria uma tarefa infinita, processo de diálogo intergeracional, de criação de sentido em comum, implicando escuta e participação, luta e resistência, conflito e negociação. Ou seja, de promoção de cidadania, de democracia.
Em todo o nosso percurso agradecemos também aos Centros de Formação que acreditaram na Arte Central e contribuíram para que estas formações fossem contempladas na formação contínua de docentes: CFAE AVCOA (Arouca, Vale de Cambra e Oliveira de Azeméis; CFAE Minerva (Coimbra); Centro de Formação RCA (Leiria); Centro de Formação Almada Negreiros (APECV); Centro de Formação ATEXXI.
Agradecemos ainda aos nossos parceiros especiais, as marcas Faber-Castell, Edding e Fabriano, que continuam a acreditar que a Arte Central é um projeto muito particular, catalisador de experiências, e que existe para criar inovação e transformação na educação artística.
OBRIGADA!
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