Lançamento online do livro de Marta Ornelas, “Museus e Escola. As Relações Pedagógicas e o Papel dos Jovens”
20 de abril de 2021 | 18.00h
https://www.facebook.com/events/464091487977334 e no youtube da Arte Central

A Direção Geral do Património Cultural e a Editora Caleidoscópio celebraram, em 2015, um Acordo de Parceria, com o objetivo de editar a Coleção Estudos de Museus, constituída por obras de investigação no domínio dos museus e da Museologia, no máximo de quatro títulos por ano. Este Acordo de Parceria baseou-se nas atribuições da DGPC, designadamente assegurar o estudo e a divulgação do património cultural, promover e apoiar linhas de cooperação com entidades externas e apoiar a edição de publicações no âmbito da valorização e divulgação do património cultural, museus, palácios e monumentos.
Os livros abordam temas tão diversos quanto a História dos Museus e das Coleções, as áreas educativas e museográficas e temas da contemporaneidade, entre outros. A seleção das obras a editar é efetuada por um Conselho Editorial, composto por: Fernando António Baptista Pereira (Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa), Raquel Henriques da Silva (Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa), Alice Semedo (Universidade do Porto), Pedro Casaleiro (Universidade de Coimbra) e Vítor Serrão (Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa), Clara Frayão Camacho (representante da DGPC) e Jorge Ferreira (pela editora Caleidoscópio).
Com o livro de Marta Ornelas, Museus e Escola. As Relações Pedagógicas e o Papel dos Jovens, a Coleção atinge a publicação do vigésimo volume, o que comprova a vitalidade e a continuidade deste projeto editorial.

Marta Ornelas
É doutorada em Artes e Educação pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Barcelona, mestre em Museologia e Património pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e licenciada em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Professora no ensino básico e secundário, desde 1998, e no ensino superior (2002 e 2016), é formadora de professoras e membro da direção da APECV – Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual. Tem organizado encontros científicos em instituições de referência. É investigadora do CIEBA – Centro de Investigação e de Estudos em Belas Artes. Tem publicado artigos e apresentado comunicações em congressos sobre a temática educativa e o acesso do público escolar à arte. Tem sido convidada para integrar conselhos científicos de revistas e de congressos. Em 2018 fundou a Arte Central, um projeto que nasceu para levar a educação artística a todas as pessoas e cresceu a instigar a relação entre as escolas e as instituições culturais, sob uma perspetiva construtivista e de luta contra a discriminaçãoe a desigualdade. A Arte Central é membro da InSEA – International Society for Education Through Art – e da WAAE – World Alliance for Arts Education.