Cultura Visual é um campo de estudos que aborda as imagens visuais como formas de entendimento do mundo e da realidade. É através das imagens que entendemos os hábitos e os costumes de um povo ou coletivo humano.

As imagens abordadas pela Cultura Visual não são as das obras de arte, dos museus e do cinema. Focam-se na experiência quotidiana e estão nos media, na televisão, nos videojogos, na publicidade, na internet, em qualquer meio que implique uma componente visual forte.

Na Cultura Visual, as imagens levam à criação de relações entre contextos sociais e históricos. Através das imagens desenvolve-se um pensamento analítico e crítico.

Para a Cultura Visual, recetores/leitores são afinal construtores/intérpretes, porque a aproximação das pessoas às imagens não é passiva, mas sim interativa e de acordo com as suas experiências quotidianas.

A Cultura Visual surgiu como disciplina nos anos 90 em universidades americanas. Hoje também já faz parte dos currículos das Faculdades de Belas-Artes portuguesas.

A Cultura Visual pode ser abordada na escola tendo em conta as referências visuais dos estudantes. O objetivo seria problematizar as representações sociais, que impliquem por exemplo o género, a etnia, a profissão, o estrato social…

As imagens desta publicação foram todas captadas por nós e exibiam-se em caixas de brinquedos à venda num supermercado, na semana passada. Embora não estranhemos, não devemos naturalizar o sexismo e inerente a todas estas mensagens subliminares que as embalagens nos apresentam. Desafiamos os docentes a pensarem as imagens do Natal como forma de questionamento em prol da igualdade de género, um dos temas de Cidadania e Desenvolvimento pelo qual devemos lutar, preferenciamnete, todos os dias.