Exatamente há um mês fechámos a chamada de trabalhos realizados em confinamento, entre março e julho de 2020, num contexto não presencial, projetos/atividades do âmbito das artes visuais. Esta nova agregação, baseada no modelo usado para o Dossier que foi criado em maio deste ano , englobou o ensino formal, mas também a formação contínua de docentes e contextos não formais.
A importância desta partilha e a necessidade de a registar, para o presente e para o futuro, foi acolhida por mais de centena e meia de organizações, entre museus, escolas e centros de formação, que participaram enviando os seus projetos e trabalhos.
Compreendendo a complexidade desta nossa tarefa e a quantidade entusiasmante de trabalhos recebidos, estamos ainda (e ainda por mais algum tempo) a organizar, a solicitar mais informação, verificar textos. Temos uma pequena, mas fantástica, equipa super empenhada na materialização deste novo Dossier.
Um agradecimento a todas as pessoas e instituições que deram e dão a sua contribuição!
Mas este projeto não deve parar por aqui. Para nós esta recolha é um trabalho em construção que se irá alargar no tempo e deverá contar com novas contribuições a nível nacional e, fazendo para nós todo o sentido, a nível internacional.
O primeiro dossier, criado em maio, e que contou com 30 projetos, foi apresentado na Conferência Virtual Internacional da InSEA (International Society for Education Through Art) com o tema “ART EDUCATION IN THE TIME OF CORONAVIRUS REFLECTING ON TODAY, ANTICIPATING TOMORROW” e que se realizou entre os dias 12 e 15 de Outubro. Com o tema “Set of Art Education Practices in Portuguese Schools during the Lockdown” da autoria da Marta Ornelas da Arte Central da qual resultou o “Dossier de Práticas de Educação Artística“.