DOSSIER DE PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO ARTISTÍCA:
ARTES VISUAIS EM TEMPO DE PANDEMIA
13. O MODERNISMO NA ARTE E NA LITERATURA
Escola Secundária de Cacilhas-Tejo (Almada)
Docentes: Paula Penha (Desenho e Comunicação Visual) e Madalena Oliveira (Português)
Data de realização/implementação: maio de 2020
Ano de escolaridade: 11º do Curso Profissional Técnico de Design Gráfico
O projeto teve como objetivo principal a ilustração de “Ode Marítima” de Álvaro de Campos e, com ela, a aquisição de competências essenciais aos alunos em período de ensino a distância, utilizando de modo proficiente linguagens e símbolos associados à literatura, às artes e às tecnologias em ambiente digital. A abordagem feita ao Modernismo, comum às disciplinas de Português e de Desenho e Comunicação Visual, permitiu que os alunos pesquisassem, descrevessem, avaliassem e mobilizassem informação, de forma crítica e autónoma, desenvolvendo o sentido estético particularmente em relação à poesia e à pintura de autores modernistas portugueses. Após a leitura, a seleção e a interpretação de um grupo de versos de “Ode Marítima”, distribuídos por todos os alunos da turma, foram sendo desenvolvidas várias propostas criativas até ao produto final. O trabalho proporcionou aos alunos a execução de uma atividade interdisciplinar de forma autónoma e criativa. Ao longo de todo o processo foram desenvolvidas várias competências de ambas as disciplinas como a educação literária (interpretação dos versos), pensamento crítico e sensibilidade estética e artística (pesquisa e análise de obras de arte), experimentação e criação plástica e pensamento criativo (ilustração), escrita (memória descritiva) e expressão oral (apresentação dos projetos).