DOSSIER DE PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO ARTISTÍCA:
ARTES VISUAIS EM TEMPO DE PANDEMIA
25. FIGURA-FUNDO/POSITIVO-NEGATIVO
Agrupamento de Escolas de Venda do Pinheiro
Docentes: Sara Inácio, Emília Morgado, Paulo Nunes, Ana Figueira, Elsa Correia
Data de realização/implementação: 3.º Período escolar de 2020 (1 semana para realização)
Ano de escolaridade: 5º e 6º
Esta atividade foi elaborada não só a partir da possibilidade de fruição artística, como da realização técnica e da utilização de recursos reutilizáveis que os alunos podem ter em casa em contexto de confinamento. A temática da sustentabilidade está em cima da mesa e neste momento, a dificuldade em ter acesso a materiais devido à pandemia coloca os nossos alunos numa posição que os obriga a serem criativos, olhando para o mundo e para os recursos que têm à sua volta de uma forma diferente. Neste projeto a reutilização foi, na grande maioria dos casos, uma limitação que apelou à criatividade. Os alunos tiveram de visualizar um documento Powerpoint e, em seguida, criarem uma composição de figura-fundo, policromática, recorrendo à colagem. Procuraram em revistas, jornais ou folhetos, as páginas mais coloridas, recortaram formas e aproveitaram os fundos para criarem a sua composição numa folha A4. No final, fotografaram o trabalho e enviaram-no à professora.