APRENDIZAGEM POSTAL

Entidade: APECV – Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual
Tipo de recurso: Postais para imprimir
Recursos para pais, educadores e professores que querem facilitar ambientes de aprendizagem lúdicos a partir do fazer artístico. O objetivo é explorar meios para descobrir a pessoa, os outros, os espaços, os lugares e as relações entre eles. São propostas de atividades que se constroem como como uma receita de cozinha, com a lista de materiais, a descrição de processos e algumas pistas de descoberta.
Link: https://www.apecv.pt

PAULA REGO: DESENHAR, ENCENAR, PINTAR

Entidade: Casa das Histórias Paula Rego
Tipo de recurso: Visita virtual 3D
A exposição reúne uma série de obras que revelam o processo criativo de Paula Rego, na qual se apresentam desenhos soltos e cadernos de desenho da artista, alguns deles nunca vistos publicamente, como é o caso da obra “Orgulho/Pride” (da série Sete Pecados Mortais), de 2019, que é exibida pela primeira vez em Portugal. A exposição tem a curadoria de Catarina Alfaro.
Link: https://my.matterport.com/show/?m=stLFzqAEgoK

ARTE NUM MINUTO

Entidade: Fundação Calouste Gulbenkian
Tipo de recurso: Vídeo
São 60 vídeos, com a duração de 1 minuto cada, sobre algumas obras do Museu Calouste Gulbenkian, quer da Coleção do Fundador, quer da Coleção Moderna. Os vídeos foram produzidos em parceria com a RTP por ocasião das comemorações dos 60 anos da Fundação. O programa chamava-se “Arte num Minuto” e passou na televisão em 2016.
Link: https://gulbenkian.pt/museu/arte-num-minuto/

MCB_ONLINEKIDS

Entidade: Museu Coleção Berardo
Tipo de recurso: Cadernos de atividades e folhas de sala
Os cadernos de atividades contêm propostas dirigidas a famílias em casa. Estão divididos por ciclos de escolaridade e relacionam-se diretamente com a exposição de Julien Opie, patente no Museu até outubro de 2020. As folhas de sala dirigem-se aos mesmos públicos e abordam os movimentos artísticos representados nas outras exposições do museu.
Link: https://pt.museuberardo.pt/hashtags/tag/mcb_onlinekids

PLANO NACIONAL DAS ARTES

Entidade: PNA – Ministério da Cultura e Ministério da Educação
Tipo de recurso: Vários
O Plano Nacional das Artes reuniu um conjunto de recursos educativos para apoiar pais, alunos e professores. O objetivo é fomentar a colaboração entre agentes culturais, artísticos e a comunidade educativa e mobilizar as artes nas escolas como recurso para as diferentes disciplinas. O conjunto de recursos é bastante variado e centrado nas artes e no património como vetor de uma formação integral.
Link: https://www.pna.gov.pt/recursos-educativos/

THE ART ASIGNMENT

Entidade: PBS Digital Studios
Tipo de recurso: Canal no YouTube
Trata-se de um programa semanal com a curadoria de Sarah Urist Green sobre temas das Artes e da História da Arte, com um olhar contemporâneo. Os vídeos têm uma duração entre 8 e 15 minutos (aprox.) e abordam assuntos diversificados, como os movimentos artísticos que fazem parte do universo da História da Arte, assim como temas de género, empatia, relações, mercado, criatividade, entre muitos outros.
Link: https://www.youtube.com/user/theartassignment

GOOGLE ARTS AND CULTURE

Entidade: Google, em parceria com museus de todo o mundo
Tipo de recurso: Visitas virtuais, vídeos 360º, imagens em alta resolução e outros
É um site e uma app da Google que permite fazer visitas online a 2 mil museus, incluindo 22 museus portugueses, e visualizar, de forma ampliada, obras de arte em alta resolução. As obras podem ser organizadas de várias formas: temática, cromática, geográfica, cronológica… O Google Arts and Culture permite ainda aceder, de forma lúdica, a informação sobre as obras, através de narrativas alternativas às dos museus.
Link: https://artsandculture.google.com/

A CASA AZUL DE FRIDA KAHLO

Entidade: Museu Frida Kahlo
Tipo de recurso: Visita virtual 360º
O museu proporciona um percurso digital pela Casa Azul, as suas salas e jardins. Este foi o espaço criativo de Frida Kahlo, indissociável da sua obra. Foi nesta casa que nasceu e morreu. A casa fica localizada num dos bairros mais antigos da Cidade do México e foi transformada em museu em 1958. É possível ver alguns objetos pessoais e entrar dentro do universo íntimo da artista.
Link: https://www.museofridakahlo.org.mx/es/el-museo/multimedia/

Partilhar