Riscar e Errar ©Arte Central

Mais informação sobre Paula Moura Loureiro e Catarina Aleluia

Este curso pretende ser um espaço de aprendizagem e de experimentação de técnicas diversificadas da expressão plástica. Direcionado ao público adulto, com ou sem experiência, tem como foco a exploração de imaginários pessoais, que se formam a partir da aprendizagem sobre o modo como olhamos o que nos rodeia. O curso abordará a relação entre cenários antagónicos (interior/exterior, antigo/contemporâneo, pessoal/impessoal, individual/coletivo, entre outros) promovendo registos gráficos e olhares diferentes. Pretende também constituir-se como um espaço de partilha e de relação.
O curso explora também a interação com o lugar, fazendo uso da arquitetura e do acervo do Museu de São Roque como referências visuais para a produção artística e experimental.

Conceção do curso: Paula Moura Loureiro e Catarina Aleluia

QUESTÕES CHAVE

  • O que há? (dentro e fora do museu; dentro e fora do objeto artístico)
  • Como potenciar o espaço e acervo do museu, através do desenho (não mimético) e que privilegie a exploração visual/multissensorial do espaço?

OBJETIVOS

  • Proporcionar momentos de fruição no espaço cultural;
  • Proporcionar momentos de negociação/cooperação, trabalho de grupo e trabalho individual (observação/introspeção);
  • Construir uma sequência de ações (mini oficinas) com base na prática livre do desenho, da escrita, do recorte, da colagem;
  • Desconstruir o espaço de cerimónia do museu – trazer para dentro do museu uma prática de exploração visual e sensorial livre, individual e coletiva;
  • Estabelecer uma relação visual e/ou conceptual com o acervo do museu (arte sacra) e arquitetura.

Paula Moura Loureiro

43 anos
Designer de formação, Formadora e empreendedora.

Desde sempre percebeu que a criatividade é a ferramenta que facilita os processos, quer eles sejam artísticos ou não. Como é uma ferramenta inata, mas que também pode ser aperfeiçoada, deve por isso ser trabalhada.
Criou o projeto “Afinal, eu sei desenhar!” porque confia que o desenho pode facilitar esses processos de aprendizagem e que toda a gente sabe desenhar, bastando apenas voltar a aprender a “ver”. A melhor forma de o fazer é conhecendo-se melhor e entendendo como é que essa ferramenta do desenho nos assenta, para melhor a manejarmos.
[Juntar à expressão do desenho, o registo gráfico experimental e a reflexão crítica, através de técnicas diversas, escolhidas em parceria com outra pessoa que constrói connosco a narrativa deste curso (Catarina Aleluia), amplia esse lado do desenvolvimento pessoal que nos expõe ao vulnerável para integrar o novo que não nos pertencia, e o convite é esse, permitir a quem vier, experimentar este novo percurso.]
Acredita que ao disponibilizarmo-nos para este tipo de momentos podermos mudar de forma efetiva, a maneira como nos vemos como potenciais criadores e através da experimentação coletiva e cooperativa e da partilha de momentos como este, esse empoderamento facilite também a qualidade das relações connosco e com os outros.
Acredita que a magia acontece quando voltamos a experimentar o desenho de forma orientada e com essa intenção de o usar como ferramenta de expressão criativa, motivo pelo qual aceitou este desafio.

Let’s go! 🙂

Curso de Desenho da SNBA, Arqª do Design – UTL, Pós graduação em Ensino Artístico, Presidente da Direcção da ZOOMTalentos.

Paula Moura Loureiro

Catarina Casca Aleluia

34 anos
Nasce em Lisboa, vive e trabalha no concelho de Cascais. É licenciada em Artes Plásticas-Pintura (FBAUL, 2008) e mestre em Pintura na vertente de Arte Pública (FBAUL, 2012). É bolseira de investigação por mérito, na área da cerâmica, vidro e mosaico (2008-2009 FBAUL e FCT).
Atualmente é doutoranda em Belas-Artes (FBAUL, desde 2017) na especialidade de Pintura, na vertente da prática contemporânea do mosaico e intervenção no espaço público. Pertence ao Centro de Investigação em Belas-Artes (CIEBA, 2018).
Participa regularmente em exposições de Artes Plásticas (2005-2017), e já foi premiada pelo Museu Jorge Vieira – Galeria Aberta (2009). O seu trabalho contempla as áreas da pintura, do mosaico (azulejo, vidro e cerâmica) e da construção de livros de artista (vertente pedagógica e objetos de autor). A área de investigação propõe tratar o conceito de «obra de arte tocável» no espaço público ou no espaço de museu, através da exploração (prática e teórica) sobre o uso do mosaico (e outras matérias), em prol da vivência e democratização do «objeto-pitura» e, consequentemente, dos espaços expositivos.
A par do percurso artístico, participa em projetos pedagógicos com museus e outras instituições, no âmbito da mediação artística e cultural, e educação pela arte para públicos diversificados. A sua experiência estende-se à conceção e orientação de ateliers teórico-práticos (na área das artes visuais), formações sobre mediação e educação em contexto não formal (museus), e construção de objetos pedagógicos (para públicos diferenciados). O trabalho junto dos públicos contribui e relaciona-se com o seu trabalho de investigação académica e prática artística, no estudo mais aprofundado sobre o impacto do conceito de «obra de arte» em contextos museológicos e/ou de exterior, e a participação (ou ausência dela) do público na definição deste conceito.
Atualmente coordena o Programa Envolve-te, do Serviço Cultural e Educativo do Bairro dos Museus (desde 2015, pela Fundação D. Luís I/Câmara Municipal de Cascais).

Catarina Aleluia

Para fazer a sua inscrição preencha o formulário online

A inscrição compreende:
– o preenchimento de uma ficha de inscrição;
– o pagamento do curso: inscrição e mensalidades
A inscrição só é efectiva após a confirmação do pagamento do curso.

Prazos e Vagas
O prazo de inscrição é até ao dia 30 de dezembro de 2019.
O número de vagas é limitado, pelo que recomendamos que efectue a inscrição com a maior brevidade possível.

Pagamento

O custo do curso tem uma taxa de inscrição de 50,00€ e uma mensalidade de 50,00€, multiplicada por 6 vezes.

Condições especiais

  • até dia 15 de dezembro de 2019:
    – oferta da 1a mensalidade
    – 10% desconto para pronto pagamento
  • entre dia 16 e dia 30 de dezembro de 2019:
    – 10% desconto para pronto pagamento.

O pagamento do curso é feito por transferência bancária para a conta da Arte Central.

Transferência Bancária

  • Transferências pela internet: envie o comprovativo da transferência por e-mail para info@artecentral.pt, com indicação do nome da pessoa inscrita.
  • Transferências por multibanco: digitalize ou fotografe o talão e envie-o por e-mail para info@artecentral.pt, com indicação do nome da pessoa inscrita.

 

Pagamento em Prestações
Caso o pagamento seja efetuado em 6 prestações deve fazer o agendamento de transferências bancárias: agendando transferências bancárias mensais, de forma a que no primeiro dia de cada mês o valor seja transferido para a Arte Central. Pode fazer o agendamento através de banco online.
Pedimos que envie por e-mail (info@artecentral.pt) o comprovativo do agendamento, mostrando os montantes das prestações e as datas das transferências agendadas.

Dados para Facturação
Os dados para facturação são indicados por cada inscrito através do formulário online. Caso pretenda um NIF diferente deve indicar o mesmo na ficha de inscrição.

Desistências

  • Antes do início do curso
    Se tiver de desistir, terá de comunicar-nos até 5 dias úteis antes do início do curso. Os valores pagos são convertidos em Vale de Formação e podem ser usados nas formações da Arte Central em valor equivalente.
    A taxa de inscrição não será devolvida.
  • Após o início do curso
    Se por motivos de força maior ficar impedido da frequência do curso (doença prolongada ou incapacitante, motivos de ordem profissional), deverá comunicar a sua desistência por e-mail (info@artecentral.pt).
    Mediante a apresentação de um comprovativo (declaração médica ou da entidade empregadora), o valor das aulas não usufruídas, a partir da data em que a desistência é comunicada, é convertido em Vale de Formação e que pode ser utilizado nas formações da Arte Central em valor equivalente.
    A taxa de inscrição não será devolvida.

O Vale de Formação tem a validade de 12 meses

 

Cancelamento do Curso
O cancelamento do curso pode acontecer até 24 horas antes do seu início.
Neste caso, o valor pago é devolvido na totalidade.
Em alternativa, pode optar por transferir os valores pagos para outros cursos da Arte Central.

ENTIDADES ENVOLVIDAS

PATROCÍNIOS

Partilhar